Hoje é 06/07/25 - Dia da Fundação do IBGE;


17/01/2010
Primos garantem bicampeonato e consagração no Rally Rota Sol 2010

Tipo de notícia: Off Road


Resistência e concentração! O segundo Rally Rota Sol teve largada nesta sexta-feira (15/01) em Natal, do Intercity Hotel (Areia Preta), com destino a Mossoró. O primeiro carro partiu às 7h31 para 9h38 de rally de regularidade. “A dupla não pode vacilar e vai precisar de muita concentração para conseguir um bom resultado”, disse o diretor adjunto da prova, José Maria, que fez o levantamento do percurso no primeiro dia de prova. Logo no início, os 40 carros inscritos seguiram pelas trilhas de Macaíba (Grande Natal), com muitas mudanças de direção e de média de velocidade.


s competidores passaram pela comunidade de Jundiaí e por vários loteamentos. “É preciso estar muito bem fisicamente para suportar essas mais de nove horas de prova. E não se pode perder a concentração, do contrário, perde-se a prova. Qualquer detalhe é decisivo”, disse o navegador cearense, Jean Paul. Antes do encerramento da primeira etapa, a prova seguiu por Santa Maria até Lajes. “Foi tudo bem nessa primeira parte. A planilha promete, são mais de 100 páginas. Vence quem errar menos”, comentou o navegador Henrique Oliveira, durante o neutro.

A competição seguiu para segunda metade com trilhas e percursos direcionados pelas cidades de Fernando Pedroza, Ipanguaçu e Assu, até chegar a Mossoró. A primeira dupla chegou por volta das 17h09 ao hotel Garbos, onde foi realizado o briefing pra o segundo dia e divulgação dos resultados das duas primeiras etapas da prova. “O feedback dos competidores foi muito bom. Fazemos uma prova técnica e competitiva para eles, como eles nos pedem e desejam. Venceu quem errou menos e foi mais regular”, disse o diretor de prova, Rogério Almeida. “Muita gente errou. Nós erramos e vamos ver quem errou menos. Sem dúvida foi um dia cansativo e muito disputado”, ressaltou Rufino Neto, piloto cearense.

O Rally Rota Sol tem três categorias em disputa: Graduados (experientes), Turismo (intermediário) e Família (iniciantes). Por ser um rally de regularidade, vence quem conseguir ser a dupla mais regular, mantendo as médias de velocidades estabelecidas pela organização, seguindo as planilhas com informações do percurso e com o caminho a ser seguido, além de respeitar os tempos ideais para passagem em todo o trecho. O vencedor é aquele que perder menos pontos, que são acumulados ao passar atrasado ou adiantado nos Postos de Controle (PC’s). Na categoria Graduados, os primos Henrique Cirne e Rômulo Cirne (campeões de 2009) venceram as duas primeiras etapas do Rota Sol 2010, garantindo o favoritismo para conquista do bicampeonato. Na Turismo, os irmãos Rômulo Silva e Vinícius Silva garantiram um primeiro lugar e um segundo, nas etapas iniciais e também assumiram a condição de favoritos. Mas, num rally longo é necessário manter até o fim a regularidade e tudo pode acontecer. Neste sábado, os competidores seguem para mais 300 Km de prova, com trilhas fechadas, loteamentos, areias de praia, travessias de riacho e muitas dificuldades para manter as médias de velocidade e tempo ideal de passagem no PC. Fazenda Maísa, Canoa Quebrada, Parajuru, Cascavel, Aquiraz, Prainha e por fim Golden Flat e Sal e Brasa em Fortaleza fazem parte do roteiro nesse segundo e último dia de luta.

Depois de encarar um dia por trilhas entre Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, o Rally Rota Sol larga neste sábado (16/01), às 8h no Hotel Garbos, para o seu segundo e último dia de disputas. O cenário agora são os diversos tipos de terrenos e paisagens de Mossoró à capital cearense, ponto de chegada dos carros. Como na sexta-feira, o desafio final será dividido em duas etapas, totalizando cerca de oito horas de disputas, tempo que no primeiro dia foi de “adrenalina intensa, muita navegação e muita pilotagem”, como relatam os competidores Armando Bispo e Solon Mendes.

Eles foram a dupla coelho da competição, ou seja, que fez a prova antes dos outros inscritos para checar todos os detalhes e passar aos organizadores para os ajustes necessários. Segundo eles, as primeiras etapas com um longo percurso, alguns deslocamentos na BR 304 e os mais diferenciados pisos foram “de tirar o fôlego de qualquer um”.

Armando Bispo conta: “Tivemos muita navegação, trechos travadinhos, loteamentos, lugares com muitas pedras e outros com piso arenoso. Por vezes, achávamos que estávamos numa especial de velocidade, bom demais! A planilha estava perfeita com apenas algumas pequenas observações oferecidas pelo Solon, as quais foram prontamente recebidas pelo diretor de prova Rogério Almeida assim que chegamos a Mossoró”.

E com uma planilha de 111 páginas, o desafio final promete etapas ainda mais duras e eletrizantes. A chegada em Fortaleza está prevista para as 16h30, quando os competidores devem entregar os equipamentos de apuração no Hotel Fortaleza Golden Flash. De lá, todos seguem para a festa de confraternização no restaurante Sal e Brasa, onde os campeões serão conhecidos e premiados por volta das 20h.

O segundo dia de provas do Rally Rota Sol 2010 também teve duas etapas, com mais de oito horas de duração, entre Mossoró/RN e Fortaleza/CE – mais de 300 Km de trilhas. Navegadores e pilotos não tiveram moleza e o trabalho foi intenso até o fim. Apesar de muitos estarem na briga pelo título, os favoritos não titubearam, mantiveram a vantagem e garantiram o primeiro lugar. Henrique Cirne e Rômulo Cirne (Graduados) se tornaram bicampeões, enquanto os irmãos Rômulo e Vinícius Silva brilharam, na Turismo. “Conseguimos ir muito bem no primeiro dia. Nesse segundo dia, vacilamos na terceira etapa, mas nos recuperamos na quarta. Foi a consagração conquistar esse bicampeonato”, comentou o navegador Rômulo Cirne, que já venceu as principais provas de rally de regularidade do Nordeste, ao lado do primo, Henrique.

Os irmãos da Turismo estavam surpresos e muito eufóricos com o título, mas a satisfação e união são os diferenciais. “É muito bom correr com meu irmão e é uma grande satisfação e alegria garantir o título de uma prova tão importante e disputada, como o Rota Sol”, disse o navegador Vinícius Silva. “A união e a sintonia foram fundamentais”, ressaltou o piloto Rômulo Silva.

Na terceira etapa, os competidores do Rota Sol seguiram de Mossoró para Canoa Quebrada, passando pela fazenda Maísa, divisa dos estados do RN e Ceará. O sábado de sol e céu azul (de Brigadeiro) presenteou a dupla Tuninho Sales/Wellington Rezende que garantiu o primeiro lugar na terceira e quarta etapas. Os campeões da Turismo venceram as duas provas desse último dia. Na praia mais badalada e famosa do Ceará, os bugueiros recepcionaram os rallyzeiros e off-roaders, numa demonstração de cordialidade e maturidade. “Bugueiros e off-roaders precisam se unir e se respeitar. Os maus entendidos devem ser resolvidos e tudo se resolve com comunicação e a razão”, disse o diretor geral do Rally Rota Sol, Eliatan Machado.

Na quarta etapa, o percurso seguiu por Fortim, Parajuru, Cascavel e Aquiraz, cruzando e margeando a rodovia CE-040, até chegar a Prainha e o Porto das Dunas. Os carros garantiram belas imagens até a chegada final em Fortaleza, no hotel Golden Flat e por fim no restaurante Sal e Brasa, onde foi realizada premiação, confraternização e divulgação dos resultados. “Sucesso total e estamos muito felizes. O Rota Sol recebeu novamente os melhores pilotos e navegadores do Norte-Nordeste e em 2011 vamos incentivar os iniciantes numa categoria de lazer e passeio”, comentou Eliatan Machado.

Durante a confraternização, houve o sorteio de duas viagens internacionais para duas duplas. Os vencedores foram: Luís Braga/André Azevedo (BA) e Jefferson Barbalho/Flávio França/RN. O clima de amizade, fraternidade e união foram evidenciados e registrados várias vezes, principalmente quando o locutor da prova Alex Machado pediu para todos se abraçarem. “Essa é uma prova realizada por pilotos e navegadores para eles mesmo, com respeito, profissionalismo e organização. Obrigado a todos e parabéns aos que participaram e contribuíram com o sucesso da prova”, disse o piloto e um dos organizadores, César Roma, piloto.

PRIMEIRA ETAPA
GRADUADOS
1 - HENRIQUE CIRNE / RÔMULO CIRNE
2 - JEFERSON BARBALHO / FLÁVIO FRANÇA
3 - KWONG YIU FAI / HENRIQUE OLIVEIRA
4 - TUNINHO SALES / WELLINGTON REZENDE
5 - VALDENER JÚNIOR / AMARINO DUARTE

TURISMO
1 - RÔMULO SILVA / VINÍCIUS SILVA
2 - PAULO FRANCO /MAURÍLIO OLIVEIRA
3 - LUIS HENRIQUE / ANDRÉ MAURO
4 - DECA BOLONHA / ILOS GEHLEN
5 - TACIANO SOUSA / JOÃO PAULO FARIAS
SEGUNDA ETAPA
GRADUADOS
1 - HENRIQUE CIRNE / RÔMULO CIRNE
2 - JOÃO CARLOS RESENDE / MATHEUS GALVÃO
3 - sTELIO GIRÃO (KIKO) / LUIZ GIRÃO (LILÃO)
4 - CESINHA ROMA / EDUARDO ALBUQUERQUE
5 - MARCELO MY CAR / KYGER MENEZES

TURISMO
1 - TACIANO SOUSA / JOÃO PAULO FARIAS
2 - RÔMULO SILVA / VINÍCIUS SILVA
3 - DECCA BOLONHA / ILOS GEHLEN
4 - PAULO FRANCO / MAURÍLIO OLIVEIRA
5 - LUÍS HENRIQUE / ANDRÉ MAURO
TERCEIRA ETAPA
GRADUADOS
1 – TUNINHO SALES/WELLINGTON REZENDE
2 - JEFERSON BARBALHO / FLÁVIO FRANÇA
3 - STELIO GIRÃO (KIKO) / LUIZ GIRÃO (LILÃO)
4 – RUFINO NETO/GLAUCO HOLANDA
5 – ANTONIO CEZARONI/ZÉ DO RÁDIO

TURISMO
1 - RÔMULO SILVA / VINÍCIUS SILVA
2 - TACIANO SOUSA / JOÃO PAULO FARIAS
3 - PAULO FRANCO /MAURÍLIO OLIVEIRA
4 – ANDRÉ CARNEIRO/ANTONIO VARELA
5 – LUÍS BRAGA/ANDRÉ AZEVEDO
QUARTA ETAPA
GRADUADOS
1 – TUNINHO SALES/WELLINGTON REZENDE
2 - HENRIQUE CIRNE / RÔMULO CIRNE
3 - JEFERSON BARBALHO / FLÁVIO FRANÇA
4 - RUFINO NETO/GLAUCO HOLANDA
5 - STELIO GIRÃO (KIKO) / LUIZ GIRÃO (LILÃO)

TURISMO
1 - RÔMULO SILVA / VINÍCIUS SILVA
2 - PAULO FRANCO /MAURÍLIO OLIVEIRA
3 - TACIANO SOUSA / JOÃO PAULO FARIAS
4 - LUÍS BRAGA/ANDRÉ AZEVEDO
5 - ANDRÉ CARNEIRO/ANTONIO VARELA
RESULTADO GERAL

GRADUADOS

1 – HENRIQUE CIRNE / RÔMULO CIRNE (RN)
2 - STELIO GIRÃO (KIKO) / LUIZ GIRÃO (LILÃO) (CE)
3 - TUNINHO SALES/WELLINGTON REZENDE (RN)
4 - JEFERSON BARBALHO / FLÁVIO FRANÇA (RN)
5 - RUFINO NETO/GLAUCO HOLANDA (CE)
TURISMO

1 - RÔMULO SILVA / VINÍCIUS SILVA (CE)
2 - TACIANO SOUSA / JOÃO PAULO FARIAS (BA)
3 – PAULO FRANCO /MAURÍLIO OLIVEIRA (CE)
4 - LUÍS BRAGA/ANDRÉ AZEVEDO (BA)
5 - ANDRÉ CARNEIRO/ANTONIO VARELA (CE) 

O Rally Rota Sol está em sua segunda edição em 2010, tem o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Coca-Cola Zero e Super Rede, e apoio da TrilhaFort Troller, My Car 4x4, Intercity e churrascaria Sal e Brasa. A competição é homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo e conta com a organização da Associação Cearense de Pilotos e Navegadores (ACPN), com apoio da Associação Potiguar de Rally (APR), além da supervisão da Federação Cearense de Automobilismo. 

Mais informações podem ser obtidas com Eliatan Machado pelo telefone (85) 9989-3107 ou pelo e-mail: rallyrotasol2010@gmail.com e pelo twitter: www.twitter.com/rallyrotasol. Notícias e mais detalhes sobre a prova no site especial preparado no Webventure e no blog da competição: www.webventure.com.br/rallyrotasol.


Produtos

DJI Mini 4K

DJI Mini 4K

Drone DJI Mini 4K controle sem tela

Caneca Stanley

Caneca Stanley

Canaca Stanley 1.18L

Starlink Mini

Starlink Mini

Antena de internet Via Satélite Starlink Mini

Starlink 4ª Geração

Starlink 4ª Geração

Antena de Internet Starlink Via Satélite Standard Kit V4 com Roteador

Chopeira Beertender

Chopeira Beertender

Chopeira Beertender Krups Heineken com Capacidade de 5 Litros Preta

Cervejeira Consul 82 L

Cervejeira Consul 82 L

Cervejeira Consul Titanium 82L Display Na Porta


Notícias

Data Título
Fequaju 2025 02/07/2025 Fequaju 2025
FINECAP 2025 09/06/2025 FINECAP 2025
Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 05/06/2025 Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025
Abracerva divulga as melhores cervejas do Nordeste do Brasil de 2025 19/05/2025 Abracerva divulga as melhores cervejas do Nordeste do Brasil de 2025
Pint of Science Natal 2025 19/05/2025 Pint of Science Natal 2025
Expo Seridó 2025 18/05/2025 Expo Seridó 2025
Festival Gastronômico e Cultural de Martins 2025 18/05/2025 Festival Gastronômico e Cultural de Martins 2025
São João de Gravatá 2025 05/05/2025 São João de Gravatá 2025
Festa de Santana de Caicó 2025 01/05/2025 Festa de Santana de Caicó 2025
São João Arretado de Carpina 2025 23/04/2025 São João Arretado de Carpina 2025
São João da Carvalheira 2025 12/04/2025 São João da Carvalheira 2025
Circuito Gastronômico Sabores da Serra 2025 02/04/2025 Circuito Gastronômico Sabores da Serra 2025