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19/12/2002
Dupla brasileira corre Rally Paris-Dakar

Tipo de notícia: Off Road

São Paulo - A dupla brasileira Klever Kolberg e Lourival Roldan, da equipe Petrobras Lubrax, correrá o Rally Paris-Dakar 2003 com um Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel na categoria Super Production, considerada a mais difícil da competição, já que conta com protótipos e equipes de fábrica. O Pajero Full de Klever é a evolução do mesmo carro que ele utilizou nas duas edições anteriores da prova, em 2001 e em 2002, quando conquistou a segunda colocação na categoria e garantiu a oitava posição na classificação geral, o melhor resultado para o Brasil entre os carros nos 25 anos de história do Dakar.

Durante todo ano a equipe trabalhou junto a Mitsubishi, Petrobras, Pirelli e a Ralliart, empresa francesa especializada na preparação de carros para rali cross country, desenvolvendo componentes mecânicos e eletrônicos, combustíveis, lubrificantes e pneus para melhorarem a performance do veículo. Após o Dakar 2002 o Pajero foi totalmente desmontado na França para a avaliação de desgaste dos componentes. Com base nestas informações e na demanda de melhor desempenho, iniciou-se o desenvolvimento de soluções e testes das novas peças.

O carro tem como base o Pajero Full de duas portas com motor diesel 3.2, o mesmo que é vendido aos consumidores brasileiros. Para este ano o motor recebeu novo turbo, intercooler, escapamento e coletor de escapamento e um novo kit de controle eletrônico de injeção, além de uma revisão preventiva, já que durante o duro teste da prova não houve qualquer falha mecânica. O regulamento da competição obriga a instalação de um restritor ao turbo. Com estas inovações o carro de Klever terá 200 hp de potência, contra os 300 HP dos Mitsubishi especiais da equipe de fábrica. "O motor é praticamente original. Tem ótimo desempenho, consumo e durabilidade, três itens que devem estar equilibrados para boa performance no Dakar", declarou Klever.

Na parte de refrigeração foram instalados um radiador de água e de óleo de maior capacidade, além de três outros pequenos radiadores para o controle da temperatura do óleo da caixa de câmbio, caixa de transferência e diferencial traseiro. "Nós vamos enfrentar altas temperaturas, além do uso constante em rotações elevadas e o esforço exigido para atravessar os longos trechos de areia fofa e dunas", comentou Kolberg.

Para a edição anterior da prova, o câmbio original já havia sido foi substituído por um câmbio de competição com engrenagens retas e reescalonadas que permitem a regulagem da distribuição de torque diferente nos diferenciais dianteiro e traseiro. Durante todo o ano trabalhou-se no desenvolvimento de uma nova peça, mas os testes realizados não foram satisfatórios e a equipe decidiu continuar com o mesmo câmbio utilizado em 2002.

Três pontos fortes deste carro não foram alterados: o chassi monobloco integrado, os sub-chassis das suspensões dianteira e traseira, e a suspensão independente nas quatro rodas. Este sistema trabalha incorporado à gaiola de segurança e aos oito amortecedores Donerre, que receberam novas regulagens e ajustes, dando ao carro uma capacidade de superar saltos e obstáculos em alta velocidade sem comprometer a resistência.

O freio original foi substituído por um maior, e o sistema Multi-Mode ABS (modernização do ABS, sistema que controla a frenagem em cada roda, garantindo uma parada tranqüila e eficiente, seja no asfalto, no seco, no molhado, na terra, barro, no reto ou numa curva) foi desligado, já que em competições, os pilotos preferem controlar as derrapagens.

 

 

Ficha técnica: MITSUBISHI PAJERO FULL 3.2 DIESEL
Marca: Mitsubishi
Modelo: Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel
Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
Cilindradas: 3.200 cc
Potência: 200 HP
Tração: 4 rodas
Câmbio: câmbio reescalonado com engrenagens retas, sem sincronizador
Suspensão: independente nas quatro rodas
Amortecedores: oito amortecedores Donerre com mola
Pneus: Pirelli Scorpion: AT, Mud, Dakar e Zero
Dimensões:
Comprimento: 4795 mm
Largura: 1875 mm
Entre-eixos: 2780 mm
Lubrificante: Lubrificantes Lubrax SL
Peso: 1.850 kg

Preparação para o Dakar

Motor e Câmbio
· Restritor no turbo
· Filtro de ar especial para deserto
· Radiadores de água e óleo redimensionados
· Radiador de óleo do câmbio, da caixa de transferência e diferencial traseiro
· Semi-eixos especiais

Segurança
· Gaiola especial na parte interna (impede que o teto afunde em caso de capotagem, protegendo os pilotos)
· Dois bancos de competição em forma de concha
· Cintos especiais de seis pontas
· Tanque especial de competição com capacidade para 350 litros
· Proteções (em alumínio e kevlar) de cárter, câmbio, diferencial traseiro e bandejas
· Sistema de extintores de incêndio com acionamento interno e externo
· Sistema de corta-circuito elétrico com acionamento interno e externo
· Kit médico, de sinalização e de localização Sistema Controlsat de monitoramento por satélite
· Telefone Nera, via satélite, para ligações de emergência
· Tanque de 10 litros de água potável para sobrevivência no deserto

Outras modificações
· Bandejas especiais e pontos especiais de fixação para amortecedores na gaiola
· Rodas especiais
· Capô do motor, portas laterais e traseira em kevlar
· Sistema de controle de pressão do turbo, temperatura de água e óleo (do motor, câmbio, caixa de transferência, diferencial dianteiro e diferencial traseiro)
· Sistema de compressor de ar
· Sistema de intercomunicação
· GPS
· Hodômetros eletrônicos Totem



KLEVER KOLBERG SEMPRE COMPETIU COM MITSUBISHI

São Paulo - Klever Kolberg começou a competir no Rally Paris-Dakar na categoria Motos em 1988. Ele teve 9 participações sobre duas rodas. Em 1993 foi campeão da categoria Motos Maratona e terminou em quinto lugar na classificação geral, o melhor resultado nas motos de um brasileiro.

Em 2003 Klever fará a sétima participação nos carros, sempre com Mitsubishi Pajero. No ano de estréia na categoria, em 1997, e nos três anos seguintes, ele correu na categoria T1 Maratona Gasolina, onde as diferenças entre o veículo de competição e os vendidos nas concessionárias são pequenas. Os de corrida recebem alguns reforços e a autonomia é aumentada para 900 quilômetros no deserto. Nesta categoria Klever foi duas vezes vice-campeão (1999 e 2000).

No Dakar de 2000, Klever pilotou um Mitsubishi Pajero Evolution. O mesmo modelo também foi utilizado nas edições de 1998, 1999, 2000 e 2001 do Rally dos Sertões, prova em que o piloto é bicampeão.

Em janeiro de 2001 Klever passou a utilizar o Pajero Full. Ele liderou a categoria Diesel até o 13º dia de prova, quando um erro dos mecânicos o forçou a abandonar a competição. Na edição 2002 Klever Kolberg foi vice-campeão na Super Production Diesel e oitavo colocado na classificação geral, o melhor resultado do Brasil na categoria Carros.


KLEVER KOLBERG PLANEJA CORRER DAKAR 2004 COM CARRO BRASILEIRO

São Paulo - No início de 2002 Klever Kolberg passou a competir no Brasil com um carro brasileiro, a picape Mitsubishi L200 Evolution, fabricada em Catalão (Goiás). Com ele Klever foi vice-campeão do Rally dos Sertões 2002, segundo colocado no Rally do Café e conquistou a vitória no Rally da Energia, provas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Satisfeita com a performance do veículo criado no Brasil, a equipe Petrobras Lubrax irá implementar em 2003 um plano de desenvolvimento do carro para competir no Rally Paris-Dakar 2004. "Estou muito satisfeito e até surpreso com a performance do Mitsubishi L200 Evolution. Como este ano já estava trabalhando com a Pajero e terei a estréia de um co-piloto brasileiro, decidimos montar uma equipe 100% brasileira em 2004: carro, combustível, lubrificantes, pneus e tripulação. Será um grande desafio", anunciou Klever.

O Mitsubishi L200 Evolution fará estréia no Dakar já em 2003. Quatro modelos do carro foram exportados para a França, dos quais dois estarão competindo. "Estamos acompanhando o trabalho feito pelos franceses e os resultados obtidos. Estas informações serão riquíssimas para que tenhamos no Dakar 2004 um carro brasileiro de alta performance, mas também confiável, nos permitindo trabalhar por uma vitória na categoria Super Production Diesel", declarou Kolberg.

O L200 Evolution tem chassi tubular que também dá apoio aos oito amortecedores Donerre. A suspensão é independente nas quatro rodas e a suspensão traseira é multilink. A carroceria é construída com plástico de alta tecnologia, reforçada com divinycell (espuma de PVC de alta densidade utilizada na indústria aeronáutica e náutica) e pesa apenas 50 quilos. Placas de fibra de aramida (kevlar), material mais resistente que o aço, protegem a parte inferior do veículo. O tanque de combustível pode receber 350 litros de óleo diesel, que também é usado na indústria aeronáutica. Na caçamba traseira o carro leva três estepes, uma caixa de ferramentas e quatro placas de desatolamento, tudo feito em kevlar. O peso a seco, já com três estepes, é de 1.900 quilos.

 

MITSUBISHI L200 EVOLUTION DIESEL
Marca: Mitsubishi
Modelo: L 200 Evolution
Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
Potência Máxima: 220 HP a 3.800 rpm
Cilindrada: 3.200 cc
Tração: 4 x 4 integral
Câmbio: Mitsubishi, com cinco marchas
Freios:
Dianteiro: disco ventilado, pinças com dois cilindros
Traseiro: disco ventilado, pinças com um cilindro
Suspensão: Independente nas quatro rodas
Dois amortecedores por roda: 16 x 7 polegadas
Pneus: Pirelli Scorpion AT

Dimensões:
Comprimento: 4.600 mm
Largura: 1.840 mm
Entre-eixos: 2.965 mm
Peso: 1.750 kg
Lubrificante: Lubrax Top Turbo



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