Hoje é 28/03/24 - Dia do Diagramador;


12/09/2017
Revisão Sistemática

Tipo de notícia: Gestão Pública
Revisão Sistemática

Breve descritivo de como fazer uma revisão sistemática

Uma revisão sistemática é um tipo de pesquisa que busca identificar, selecionar, avaliar e sintetizar todos os estudos disponíveis em uma determinada área de pesquisa, com o objetivo de responder a uma questão de pesquisa específica. Ela é considerada uma das formas mais confiáveis de pesquisa, pois é realizada de maneira muito rigorosa e metódica, garantindo que todos os estudos relevantes sejam incluídos e avaliados de maneira equilibrada.
 
A revisão sistemática segue um conjunto de passos definidos de maneira clara e precisa, incluindo a definição da questão de pesquisa, a identificação de estudos relevantes, a avaliação da qualidade dos estudos selecionados e a síntese dos resultados. Isso garante que a revisão sistemática seja conduzida de maneira transparente e objetiva, minimizando o viés e a subjetividade na avaliação dos resultados.
 
As revisões sistemáticas são amplamente utilizadas em diversas áreas da ciência, incluindo medicina, psicologia, ciência da informação e outras. Elas são consideradas uma ferramenta valiosa para compreender o estado atual do conhecimento em uma determinada área e para informar as políticas e as decisões de saúde pública e outras áreas.
 
A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.

Podemos resumir os estágios de uma revisão da literatura em três fases: Planejando a Revisão, Conduzindo a Revisão e Reportando a Revisão. Vamos detalhá-los a seguir.

Planejando a Revisão

A fase de planejamento deve ser executada com bastante atenção, pois qualquer erro que aconteça terá impacto nas outras fases e sua revisão poderá ser totalmente comprometida. A principal saída dessa fase é o protocolo da revisão. Para realizar o planejamento você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Identificar a necessidade da revisão da literatura. Para isso você tem que refletir e tentar responder as seguintes questões:
    • A área de pesquisa é madura o suficiente, com bastante estudos publicados?
    • Já existe alguma revisão recente sobre o mesmo tema?
  2. Definir as questões de pesquisa que você pretende responder com a revisão.
    • Parte critica da revisão, essas questões são usadas para construir as strings(palavras-chave) para buscar os artigos nas bases bibliográficas.
    • Elas determinam quais informações serão extraídas dos artigos que serão analisados, os quais chamamos de estudos primários.
    • Uma vez definidas na fase de planejamento, essas questões não poderão ser alteradas nas fases seguintes.
    • Recomendamos que um especialista no tema da revisão revise as questões ainda na fase de construção do protocolo.
    • Revisões da literatura feitas anteriormente na mesma área, ou em áreas semelhantes, poderão ajudar na definição dessas questões.
  3. Criar o protocolo da revisão
    • Nesse protocolo todo o passo a passo para fazer a revisão é definido. Os passos devem ser bem definidos e seguidos a risca para reduzir a possibilidade de erros na execução da revisão.
    • Todos os autores da revisão devem participar da elaboração do protocolo.
    • É importante simular a execução do protocolo, o que ajudará a encontrar possíveis erros em cada um dos passos. Durante a simulação, as questões de pesquisa ainda podem ser alteradas.
  4. Validar o protocolo
    • Passo fundamental que deve ser feito com o auxilio do orientador ou especialista da área.
    • Essa etapa é muito importante, uma vez que esse protocolo irá determinar como toda a pesquisa será conduzida.
    • IMPORTANTE: Você só deverá seguir para a fase seguinte quando tiver certeza de que seu protocolo está pronto. Repita os passos do planejamento quantas vezes for necessário para ter essa certeza. Lembre que qualquer erro no planejamento poderá comprometer toda a sua pesquisa.

Conduzindo a Revisão

A condução da revisão deve seguir rigorosamente o protocolo que foi elaborado. Veja a seguir as etapas da condução da revisão.

  1. Buscar os estudos primários:
    • Existem três estratégias e busca de estudos primários, são elas:
      • Busca Manual: quando visitamos os sites e/ou anais de conferências e periódicos em busca dos artigos sobre o tópico pesquisado.
      • Busca Automática: quando visitamos bibliotecas digitais para buscar artigos de acordo com uma determinada palavra-chave ou conjunto delas, as quais chamamos de strings de busca. Exemplo de bibliotecas digitais: Google Scholar, Citeseer Library, Scopus, Science Direct, PubMed, Scielo, Portal de Periódicos CAPES, BVS, etc.
      • Snow-Balling: quando analisamos a lista de referências dos artigos em busca de novos estudos.
    • As estratégias de busca podem ser utilizadas individualmente ou combinadas. Para assegurar a completude da sua revisão, aconselhamos que você combine as três estratégias e utilize mais de uma biblioteca digital.
    • IMPORTANTE: o mecanismo de busca de cada biblioteca digital funciona de uma maneira específica. Dessa forma, você deverá elabora suas strings de busca de acordo com cada uma das bibliotecas.
  2. Selecionar os estudos primários:
    • Nessa etapa você deverá selecionar quais estudos serão considerados na sua revisão. Isto é, quais serão analisados.
    • Dependendo do volume de estudos capturados no passo anterior, olhamos para o título e abstract desses estudos com o objetivo de eliminar os estudos irrelevantes. É comum em algumas aŕeas de pesquisa que o abstract (ou resumo) tenha pouca ou informação de baixa qualidade. Nesses casos, faz-se necessário a leitura da introdução e conclusão.
    • Depois desse primeiro filtro, o texto completo de cada artigo deverá ser considerado. Para isso aplicamos critérios de inclusão e exclusão definidos no protocolo para obter a lista final de estudos primários que serão considerados na revisão.
  3. Avaliar a qualidade dos estudos primários:
    • É importante a avaliação da qualidade dos estudos primários para dar suporte ao processo de inclusão/exclusão e atribuição de pesos a estudos específicos para que sejam considerados na fase de síntese dos dados.
    • Não existe uma definição universal a respeito do que é um estudo de qualidade, mas a literatura sugere que esses estudos apresentam pouco ou nenhum viés, e as validades internas e externas são maximizadas.
    • A avaliação da qualidade é muito utilizada em revisões na área de saúde.
  4. Extrair as informações dos estudos primários:
    • Devemos identificar e capturar as informações de cada estudo primário. Para isso a abordagem a ser utilizada é responder cada uma das questões de pesquisa com as informações contidas nesses estudos.
    • Para diminuir o viés da sua revisão, um formulário de extração de dados deve ser definido e avaliado ainda na fase de revisão do protocolo.
    • Uma abordagem interessante para quando temos uma quantidade grande de estudos primários é ter um pesquisador para a extração de dados e outro para verificar os dados que já foram extraídos.
  5. Realizar a síntese das informações:
    • Uma vez que os dados foram extraídos, devem ser sintetizados de uma maneira que responda as questões de pesquisa.
    •  Existem várias técnicas para a realização dessa síntese, como por exemplo: síntese narrativa (narrative synthesis), meta-etnografia (meta-ethnography), Teoria fundamentada (grounded theory), análise/síntese temática (thematic analysis/synthesis), etc.

Escrevendo a Revisão da literatura

Uma vez respondida as questões, a revisão da literatura deve ser agora documentada. Isto é, você irá escrever um documento sobre a sua revisão, que poderá ser um artigo, capítulo de monografia, etc. Alguns pontos a considerar nessa fase:

Por fim, recomendamos que você leia as referências e os exemplos de revisões sistemáticas que selecionamos abaixo para conhecer mais sobre esse tipo de revisão bibliográfica, já que esse artigo não tem por objetivo ser um guia completo. Se tiver dúvidas, deixe-nos um comentário abaixo que teremos prazer em responder.



Notícias

Data Título
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal
06/03/2024 Festa social de Santa Rita de Cássia divulga preços de lote promocional de senhas
10/02/2024 Câmera de Ação 4k
05/02/2024 Zé Pereira das Crianças 2024 em São João do Sabugi/RN