Hoje é 25/04/24 - Dia do Contabilista;


18/10/2018
Como escolher a primeira escola para os filhos

Tipo de notícia: Diversos
Como escolher a primeira escola para os filhos

Quais perguntas fazer, como entender sinais ocultos de como a escola funciona e mais.

Para me capacitar para escolher a escola da minha filha, falei com professores, pais e um amigo que é diretor de escola para entender ao que devo ficar atento, o que perguntar e como perguntar.

As conversas foram maravilhosas, peguei algumas dicas valiosas que foram úteis na hora de bater o martelo e compartilho aqui com vocês.

1. Antes de visitar escolas

1.1. Pesquise e leia sobre pedagogia e educação

Assim como quando você vai comprar um celular você pesquisa, procura entender sobre os modelos, preços, sistema operacional, prós e contras de cada aparelho... o mesmo vale para a escola.

Como ponto inicial, sugiro entender quais são os tipos de pedagogia que existem e identificar qual delas se encaixa mais com o que você acredita.

O exercício bacana de se fazer aqui é deixar os preconceitos de lado e entender os fundamentos dos métodos mais tradicionais, passando pelos mais alternativos e porque não entender o que é o movimento de desescolarização (eu também torci o nariz quando ouvi o nome pela primeira vez, mas recomendo a todos darem uma olhada nesse link).

Sugestões de leitura:

1.2. Defina quais são suas prioridades

Liste os pontos importantes pra vocês numa escala de: essenciais, toleráveis e inadmissíveis.

Alimentação saudável é um ponto inegociável para você?

Estar próximo da sua casa ou do seu trabalho é essencial? Ou você está disposto a ir para um bairro mais distante?

Qual o preço máximo que você está disposto a pagar?

Ensino religioso é uma opção para vocês?

A escola precisa ter área verde?

Qual a pedagogia de preferência de vocês?

Tenha em mente suas prioridades, mas esteja pronto para flexibilizar, não existe uma escola que se encaixa 100% no seu perfil (ou orçamento), provavelmente você terá de abrir mão de alguns pontos em detrimento de outros.

2. Quando for visitar escolas

Nunca agende uma visita fora do período letivo

Visitar escola sem as crianças e professores estarem presentes é tão esclarecedor quanto fazer um test drive de um carro com motor desligado. Importante ressaltar que se a visita for no começo do ano letivo, as crianças podem estar mais agitadas e o negócio todo parecer caótico, isso é por conta do período de adaptação muitas daquelas crianças estão entrando naquele ambiente pela primeira vez. 

Tenha preparada uma listinha de perguntas para fazer para a pessoa que guiará a visita - geralmente é a coordenadora ou diretora pedagógica, aqui vão algumas das minhas favoritas

O que observar durante a visita na escola:

Dicas de Especialistas

Falei duas pessoas que estão nas trincheiras do dia-dia da educação, o Diego Ciuccio que é diretor da escola Monteiro Lobato e a Isabella Ianelli que é pedagoga e professora. Peguei dicas muito valiosas que foram decisivas na hora de bater o martelo da escola e gostaria de compartilhar:

Dicas da Isabella Ianelli - Pedagoga e Professora:

"Pergunte do tempo no parque e tempo livre para brincar, algumas escolas querem enfiar o máximo de atividades possível, mas menos é sempre mais! Quanto mais tempo livre, melhor o desenvolvimento da criança. Elas precisam criar, o papel do professor é preparar o espaço, observar e mediar conflitos.

Pergunte sobre contação de histórias: tem que ter todos os dias, desenvolve muito a atenção da criança, incentiva a leitura, a buscar conhecimento, ter curiosidade. Não pode faltar! Tem livros na sala de aula? A alfabetização se inicia da vontade de decifrar o mundo das letras!

Veja se o ambiente incentiva a autonomia: se eles conseguem lavar as mãos e irem ao banheiro sozinhos, se tem acesso aos brinquedos da sala. Como é o parque? Tem brinquedos que estimulam pular, empurrar, puxar, subir, descer, montar? As escolas estão ficando cada vez mais pobres nesse quesito por medo das crianças se machucarem. Horrível isso.

Pergunte da formação das professoras: são formadas? Em que? Tem estagiários? A escola incentiva especialização? (Isso ajuda nós, professoras, um monte! Porque as escolas adoram não ajudar a bancar curso nenhum, quanto mais os pais perguntarem, mais elas vão ter que contratar bons profissionais — e não professoras boazinhas e bonitinhas que não dão problema). Se fosse meu filho, eu perguntaria do salário das professoras, acho importante saber se é digno (e se não for, é bom pra escola passar vergonha e começar a mudar essa cultura)."

Dicas do Diego - Diretor de Escola:

"Dos 0 aos 7 anos é o principal momento de formação cognitiva, é o momento onde o cérebro mais cria neurônios, então, super importante a criança ser estimulada.

Pedagogia com qualidade é brincadeira, principalmente nessa fase. Eu pessoalmente não gosto da ideia de brincadeira 100% livre, acho importante o professor estar presente instigando a imaginação, criando cenas, fazendo perguntas e provocando. Importantíssimo a escola ter rodas de leitura.

É muito comum os professores falarem que estão na educação porque gostam de criança.

Gostar de criança é básico, para ser professor você precisa gostar de 'provocar' a criança, fazer perguntas, estimulá-la, incentivá-la a descobrir e ter a paciência de não dar todas as respostas prontas - isso vale para todas as idades.

Repare no ambiente da sala de aula - pergunta se as crianças saem bastante, se fazem brincadeiras, qual o objetivo da escola na faixa de idade do seu filho e quais os objetivos na idade seguinte para que você possa ter uma visão de longo prazo com a escola também.

Procure o que tem na sala de aula e na escola para gerar experiências para as crianças, texturas, cores, sons e brinquedos - lembrando que os melhores são os que instigam a imaginação e não os 'brinquedos prontos'.

Pergunte qual o apoio aos pais, é importante uma escola em que você consiga ser próximo, ter diálogo e conversar com os professores e coordenadores, para os pais se sentirem acolhidos e poderem participar da escola."

E porque é tão importante você como pai se envolver e participar da escola?

“It takes a whole village to raise a child” (é necessário uma vila inteira para criar uma criança)

A escola é uma pequena comunidade, seus filhos não aprendem só com os professores, mas com os colegas de classe. Todos os pais dessa pequena comunidade influenciam na educação de todas as crianças de lá através de seus filhos. Se você não se deu conta disso, você provavelmente será aquele pai que ficará chocado quando seu filho voltar da escola e reproduzir algo que vocês nunca ensinaram em casa. Por isso participe, conheça os funcionários da escola, converse com os outros pais, certamente você conhecerá gente legal lá dentro pra debater e conversar. E procure entrar numa escola alinhada com suas crenças e da sua companheira.

Não faz sentido se você é uma pessoa muito religiosa e que preza por uma educação mais tradicional colocar seu filho numa escola Waldorf só porque ela é do lado da sua casa e preço é mais em conta. Seu filho fará atividades e aprenderá valores que talvez não reflitam com os seus, ou aprender coisas que talvez você julgue menos importantes para a educação. Sua cria vai se sentir deslocada lá dentro, a adaptação será mais difícil, tanto para você como para os educadores, você vai se desgastar com a escola e com os outros pais. Enfim, é uma tragédia anunciada.

Fonte: https://www.papodehomem.com.br/como-escolher-a-primeira-escola-para-os-filhos



Notícias

Data Título
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal