Hoje é 24/04/24 - Dia do Agente de Viagem; Dia Internacional do Jovem Trabalhador;


10/05/2019
Raspberry Media Center

Tipo de notícia: Tecnologia

Como utilizar addons para ajudar sua biblioteca.

Guia disponibilizado em http://marcogomes.com/blog/2019/filmes-e-series-na-sua-tv-com-download-gratis-de-lancamentos-em-2019-ficou-mais-facil-fazer-um-media-center-com-raspberry-pi/

Vamos instalar o Thoradia Addons, um add-on que contém um ambiente preconfigurado com os programas que vamos usar para automatizar os downloads e organização de arquivos no RPi. Os programas são Medusa (derivado do SickBeard e SickRage), que monitora e baixa séries de TV, CouchPotato, que monitora e baixa filmes, e Transmission, que baixa os torrents; veremos mais detalhes sobre eles no decorrer do tutorial.

 

Baixe o Thoradia Addons: https://github.com/thoradia/thoradia

No RPi, vá em Sistema > Definições > Add-ons > Instalar a partir de ficheiro zip >  [arquivo zip do thoradia].

O RPi vai mostrar no canto inferior direito da tela um aviso que o repositório foi instalado com sucesso.

No mesmo menu dos Add-ons, vá em Obter Add-ons > Thoradia Addons > Transmission > Instalar. Aguarde o download completo (vai aparecer na lista). tenha paciência. Repita os passos para o Medusa e CouchPotato.

 

Configurando o Transmission

Quando o download do Transmission acabar, vá em Configurações > Add-ons > Add-ons Ativados > selecione o Transmission e vá em Configurar. Altere as pastas de incoming e download; recomendo colocar tudo no seu HD USB, se você fizer download para o cartão SD do sistema operacional, ele vai ficar lotado rapidamente, baixe direto no HD USB.

 

Configurando o CouchPotato

O CouchPotato monitora os principais servers de download de torrent e usenet para baixar filmes na melhor qualidade possível. Quando um filme é lançado no cinema você pode adiciona-lo à lista de monitoramento, assim que o filme estiver disponível em boa qualidade, o programa vai iniciar o download, quando o download acabar o filme será adicionado à pasta de filmes do seu HD e adicionado à biblioteca do Kodi automaticamente. É do futuro.

No navegador do seu computador, abra: http://[ipdoseupi]:5050. Adicione nos favoritos do seu navegador.

A engrenagem no canto inferior esquerdo é o ícone de configurações. Abra Configurações > Searcher First Search coloque apenas Torrent.
Na lista logo abaixo, eu habilito:

Desabilite os providers da Usenet.

Em Searcher > Categories;

Preferred: rarbg, yts, 1080p, 1080, fullhd, full-hd, brrip, br-rip, blu-ray, bluray, dvd-rip, dvdrip, dvd, webdl, web-dl, web,
Required: brrip, br-rip, blu-ray, bluray, dvd-rip, dvdrip, dvdbrrip, br-rip, blu-ray, bluray, dvd-rip, dvdrip, dvd, webdl, web-dl, web,
Ignored: german, dutch, french, truefrench, danish, swedish, spanish, italian, korean, dubbed, swesub, korsub, dksubs, vain, HC, HDTS,


Em Searcher > Quality > Profile Defaults; desabilite os formatos indesejados, eu desabilito: BR-Disk, DVD-R, Screener, R5, TeleCine, TeleSync, Cam.
Em Sizes, modifique:

Deixe os demais Sizes como estão por padrão.
Estes são os tamanhos mínimos e máximos que o CouchPotato vai buscar por aquivos em cada qualidade, você pode alterar estes valores conforme sua preferência.

Em Downloaders, habilite Transmission, coloque a URL http://localhost:9091, em directory, coloque a pasta de [seuHD]/download/movies; para isso, suba alguns níveis na árvore de arquivos até ver a pasta /media; dentro desta pasta você vai ver seu HD. Aperte o botão Test. Tudo deve funcionar.

Habilite o Rename Downloaded Movies e configure os campos. No campo “From”, coloque [seuhd]/downloads/movies; no campo “To”, coloque a pasta do seu HD onde você guarda seus filmes.

No campo Folder Naming, eu gosto de usar <thename> (<year>)No campo File Naming, recomendo que coloque <original>.<ext>

Em Notifications; veja se o Kodi está habilitado. Aperte o botão “Test”, deve funcionar, aperte o Save. Nesta área você também pode configurar para ser avisado no smartphone através de notificações ou e-mail assim que um novo conteúdo estiver pronto para ser assistido :) 

 

Baixando Legendas no Kodi

As legendas para séries serão baixadas pelo Medusa, conforme configuramos, mas o CouchPotato não baixa legendas em pt-BR. As legendas para filmes serão baixadas pelo próprio Kodi. No menu principal, vá nas Configurações > Player > Idioma. No final da lista você via ver a seção Serviços de Download, onde você pode configurar idiomas para baixar legendas e serviços de download. No campo de legendas para Filmes e Séries de TV, adicione o Legendas.tv; nas configurações do add-on, coloque seu usuário e senha do site legendas.tv.

Abra um filme que ainda não tenha legendas e clique no botão do meio do seu controle remoto, vão aparecer os controles de play/pause avançar etc. Um dos ícones é o de legendas, aperte-o e a interface de download de legendas será exibida.

Aguarde aparecer a lista de legendas disponíveis, selecione a que tiver o nome mais parecido com o nome do arquivo que está no topo da janela. O Kodi vai fazer o download e colocar o arquivo na mesma pasta do vídeo, tudo deve funcionar sem você precisar baixar nada no seu computador. Se a legenda estiver fora de sincronia, repita o processo e selecione outra legenda.

 

Manipulando o seu RPi remotamente

Eventualmente você vai querer acessar seu RPi via SSH para mexer nas entranhas do sistema, por exemplo para fazer overclock. Vamos usar o terminal do seu computador pessoal para acessar o RPi remotamente. A conexão é feita através da rede e você manipula o RPi à distância, igual em filmes de hacker :)

Para conectar no RPi via SSH no OS X ou Linux, basta abrir o terminal e digitar: ssh root@[ipdoseupi]

No caso, root é o nome de usuário que você está usando para se conectar, aperte enter, ele vai pedir a senha, digite: libreelec

Se você usa Windows, pode usar o Putty (baixe clicando aqui). Coloque o IP do seu RPi, usuário “root” e senha “libreelec”.

O terminal vai te colocar no ~/, diretório padrão que contém os seus dados de usuário.



Notícias

Data Título
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal