Hoje é 18/04/24 - Dia do Amigo; Dia Nacional do Livro Infantil;


26/02/2019
Linguagem do Radio Amador

Tipo de notícia: Off Road
Linguagem do Radio Amador

Aprenda o Código Q utilizada como linguagem do radio amador e comunique-se melhor com o mundo todo utilizando seu equipamento.

O código Q é um conjunto de normas e regulamentações aplicáveis aos rádios amadores em todo o mundo. Foi criada em 1909 pelo governo britânico para auxiliar na transmissão de mensagens e reduzir o tamanho e simplificar o conteúdo do texto .Ele é utilizado para garantir que os operadores de rádio amador cumpram as leis e regulamentos relativos à utilização de frequências de rádio e para promover a ética e a segurança na comunicação de rádio.
 
O código Q inclui regras sobre a identificação de chamadas, a transmissão de mensagens de emergência, a proteção de frequências específicas para uso militar ou outros fins importantes e a proibição de transmissões obscenas ou difamatórias. Ele também estabelece padrões para o uso de equipamentos de rádio e para a formação e certificação de operadores de rádio amador.
 
Para se tornar um operador de rádio amador, é necessário passar em um exame que avalia o conhecimento do código Q e da tecnologia de rádio. O exame é realizado por uma agência reguladora do governo ou por uma organização de rádio amador. Uma vez que o exame é aprovado, o candidato recebe uma licença de operador de rádio amador, que lhe permite operar em uma ou mais faixas de frequência de rádio.
 
Os rádios amadores são uma importante fonte de comunicação em situações de emergência, quando as redes de telefonia celular ou outros meios de comunicação podem estar comprometidas. Os operadores de rádio amador também participam de atividades recreativas, como a comunicação internacional e o intercâmbio de mensagens com outros operadores de rádio amador em todo o mundo.O radioamadorismo é um hobby técnico-científico e um serviço de telecomunicação (Serviço de Amador e Amador por Satélite). A linguagem do radio amador permite que podemos nos comunicar de forma mais eficaz. É praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas pelas autoridades de telecomunicações para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro.

O radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos praticantes, chamados de radioamadores. É interessante também conhecer os princípios éticos utilizados na comunicação do rádio amador.

O radioamadorismo não deve ser confundido com o Serviço Rádio do Cidadão (conhecido como PX no Brasil) ou Serviço Limitado Privado (exercido nos comunicados via rádio por categorias profissionais como motoristas, taxistas, caminhoneiros, etc).

Modalidades de Comunicação na Linguagem do Radio Amador

São diversas as modalidades de transmissões no radioamadorismo usando a linguagem do radio amador, dentre elas: telegrafia ou CW, AM, SSB-USB/LSB, FM, FSK para os modos digitais: SSTV, RTTY, packet e outros (Acesso via internet+software+radio), operação via satélite.

O termo QRP tem sua origem no código Q internacional e significa "Posso diminuir a potência?". No meio radioamadorístico, QRP significa "operações com potência RMS de saída do estágio final de RF inferior a cinco watts (37 dBm). Praticantes da arte do QRP muitas vezes constroem e operam seus próprios equipamentos de rádio.

Devido à baixa potência, a modulação mais comum usada por radioamadores entusiastas do QRP é o CW (código morse); porém, as operações QRP não estão limitadas ao CW. Qualquer tipo de modulação, analógica ou digital, que permita contatos com potências inferiores a cinco watts pode ser usado em operações QRP. A popularidade do CW tem origem histórica pelo fato de ele ser modo que pode ser praticado com uso de circuitos eletrônicos de relativa simplicidade.

Radio amador no Brasil

No Brasil, não é diferente: existem muitos praticantes e amantes do QRP. Muitos deles são adeptos da comunicação a longa distancia e da competição. Concursos nacionais e internacionais têm a participação dos aficionados desta modalidade. Para troca de informações técnicas, existem na internet grupos de discussão sobre o assunto.

Um dos mais completos sites que trata de competições no meio radioamadorístico é o SM3CER Contest Service. Nele você encontra o calendário atualizado das competições em todo o mundo, juntamente com suas regras, onde você poderá pesquisar se a competição tem a modalidade QRP. Muitas dessas competições são puramente QRP, ou seja, são voltadas somente para rádios de baixa potência.

Existe ainda a possibilidade da montagem de seu próprio equipamento QRP. São muitos os sites que incentivam essa prática, como é o caso do do radioamador Miguel Angelo Bartié, PY2OHH. Nele, você poderá encontrar esquemas e dicas.

Hoje em dia, pelo desafio, muitos são os fabricantes que ainda investem nessa modalidade, como é o caso da Yaesu, Ten Tec, Elecraft e outros. Isso facilita principalmente aos operadores, já que recursos de filtragem melhoram a recepção; além disso, o equipamento QRP - já que o consumo de energia é pequeno - é o preferido dos que gostam de acampamentos de final de semana, férias, já que o desempenho melhora muito no campo aberto ou mesmo a beira-mar.

Em reconhecimento da popularidade do QRP, a ARRL (American Radio Relay League) incentiva essa modalidade disponibilizando um prêmio para os radioamadores que têm contato com pelo menos 100 entidades DXCC e utilizam 5 W de saída ou menos. Contatos feitos a qualquer momento no passado contarão e os cartões de confirmação (QSLs) não são obrigatórios.

Aparelhos utilizados para falar a linguagem do radio amador

Rádio Baofeng utilizado para quem deseja utilizar a linguagem do radio amador
Rádio Dual Band Uhf + Vhf
Baofeng Uv-5R 
Rádio Voyager utilizado para quem deseja utilizar a linguagem do radio amador
Radio Px Voyager
Vr-9000 MK II (EL)

Código Q da linguagem do radio amador

O Código Q foi criado em 1909 pelo governo britânico, como um auxiliar na transmissão de mensagens, reduzindo o tamanho e simplificando o conteúdo do texto e assim possibilitando uma maior celeridade às comunicações-rádio. O Código Q é uma combinação de três letras começando sempre com a letra Q... É muito utilizado nas radiocomunicações amadoras, aeronáuticas, militares e comerciais.

Códigos

QAP: Na escuta.
QRA: Nome do operador da estação.
QRB: Distância em km entre estações.
QRC: Pagamento de contas da estação.
QRD: Destino/Origem da estação móvel.
QRE: Horário de chegada ao destino.
QRF: Horário de regresso.
QRG: Freqüência de operação.
QRH: Freqüência variando.
QRI: Tonalidade da transmissão.(de 1=boa a 3=má).
QRJ: Número de documentos a enviar.
QRK: Clareza dos sinais (de 1=péssima a 5=excelente).
QRL: Freqüência ocupada.
QRM: Interferência de outra estação.
QRN: Interferência por estática.
QRO: Alta potência de transmissão
QRP: Baixa potência de transmissão.
QRQ: Manipular mais depressa (Morse).
QRR: Transmissão Automática.
QRS: Manipular mais lentamente (Morse).
QRT: Interromper a transmissão.
QRU: À disposição.
QRV: Preparado/pronto.
QRX: Aguardar na freqüência.
QRW: Freqüência determinada.
QRY: Ordem de chamada.
QRZ: Quem está chamando? (?)
QSA: Intensidade dos sinais(1=péssima a 5=ótima).
QSB: Variação dos sinais.
QSD: Transmissão defeituosa.
QSG: Número de mensagens.
QSJ: Valor/dinheiro.
QSK: Recepção difícil.
QSL: Entendido, OK.
QSM: Repetir última transmissão.
QSN: Recepção feita.
QSO: Comunicado ou contato.
QSP: Ponte/retransmissão de mensagem.
QSU: Transmita ou responda em …. kHz.
QSX: Recepção na freqüência ….kHz
QSY: Mudar de freqüência.
QSW: Freqüência e tipo de transmissão.
QSZ: Duplicar a transmissão.
QTA: Cancelar a mensagem anterior.
QTB: Mensagem em dúvida.
QTC: Mensagem/notícia.
QTE: Posição relativa.
QTF: Posição da estação.
QTG: Mensagem de verificação
QTH: Endereço/local do operador/estação.
QTI: Destino.
QTJ: Velocidade atual.
QTO: Toalete, WC.
QTR: Horário, hora.
QTS: Aferição de freqüência..
QTU: Horário de operação da estação.
QTV: Freqüência determinada.
QTX: Estação ligada até ….
QTY: Coordenadas do local do acidente
QUA: Notícias de …..
QUB: Condições de tempo
QUC: Referente à última mensagem.
QUD: Mensagem urgente.
QUF: Mensagem de perigo.
QUG: Pouso forçado.
QUI: Luzes de navegação.
QUJ: Siga minha direção.
QUK: Informações sobre o mar.
51: Aperto de mão.
73: Abraços.
88: Beijos


Perguntas frequentes utilizadas na linguagem do radio amador

Abaixo segue algumas perguntas e frases frequentemente utilizadas durante as conversas por quem usa a linguagem do radio amador.

Código Pergunta ou solicitação Resposta ou informação
QAP Estou disponivel nesta frequencia ou deverei escuta-lo em ..... Khz (Mhz) Escute em... Khz (Mhz)
QAM Qual é sua condição meteorológica? Condição meteorológia aqui é ...
QRA Qual é o indicativo da estação? O meu indicativo é ...
QRB Qual é a distância aproximada entre nossas estações? A distância aproximada é ...  quilômetros
QRC Qual empresa particular ou de administração pública paga as contas de sua estação? A empresa particular .... ou a administração publica .... é que paga as contas de minha estação
QRD Para onde vai e de onde vem? Vou para ... e venho de...
QRE A que horas deverá chegar a... (lugar / localidade) ? Devo chegar a ...(lugar / localidade) às... horas.
QRG Qual é minha frequência (exata)? Sua frequência (exata) é ... Khz (Mhz).
QRH Minha frequência está variando? Sua frequência está variando ou sua frequencia não está variando.
QRI Como é a tonalidade de minha transmissão? A tonalidade de sua transmissão é:
  1. Boa
  2. Variável
  3. Ruim
QRJ Quantas chamadas radiotelefônicas você tem para despachar? Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar.
QRK Qual a clareza dos meus sinais ? A clareza de seus sinais é:
  1. Ruim
  2. Pobre
  3. Razoável
  4. Boa
  5. Excelente
QRL Você está ocupado? Estou ocupado (ou ocupado com...).
QRM Há interferência na frequencia? Sim, há interferência. ou  não há interferencia.
QRN Há interferencia ou perturbação por estática? Sim há interferencia ou perturbação por estática ou Não há interferencia ou perturbação por estática.
QRO Devo aumentar a potência do transmissor? Sim, aumente a potência do transmissor.
QRP Devo diminuir a potência do transmissor? Sim, diminua a potência do transmissor.
QRQ Devo transmitir mais depressa? (CW) Sim, transmita mais depressa. (CW).
QRR Está pronto para operação automática? (CW) Estou pronto para operação automática. (CW).
QRS Devo transmitir mais devagar? Sim, transmita mais devagar (CW).
QRT Vou cessar a transmissão? Ok, cesse a transmissão.
QRU Tem algo para mim? Não tenho nada para você.
QRV Está preparado para receber ou transmitir? Estou preparado.
QRW Devo avisar a... que você o está chamando em ... Khz (Mhz). Por favor, avise ... que o estou chamando em ...Khz (Mhz).
QRX Quando você irá chamar novamente? Eu irei chamar novamente às... horas, em ...Khz (Mhz).
QRY Qual a minha ordem de vez? (Refere-se a comunicação) É número ...(Refere-se a comunicação).
QRZ Quem está me chamando? ou Quem está chamando nesta frequencia? Você está sendo chamado por ...  ou a estação .... está chamando nesta frequencia.
QSA Qual a intensidade dos meus sinais ? A intensidade dos seus sinais é:
  1. Apenas perceptível
  2. Fraca
  3. Satisfatória
  4. Boa
  5. Ótima
QSB A intensidade dos meus sinais está variando? A intensidade dos seus sinais está variando.
QSC Sua embarcação é de carga? Minha embarcação é de carga.
QSD Minha manipulação está defeituosa ou confusa? Sua manipulação está defeituosa ou confusa.
QSE Qual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento? O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... (números e unidades).
QSF Você realizou o salvamento? Eu realizei o salvamento e estou seguindo para a base ... (com ... pessoas feridas necessitando ambulância).
QSG Posso transmitir ... telegramas de uma vez? Pode transmitir ... telegramas de uma vez.
QSH Você é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico? Eu sou capaz de retornar usando meu equipamento radiogoniométrico.
QSI Não consegui interromper a ... (indicativo de chamada). Sua transmissão ou informe que não conseguir interromper sua transmissão em ...kHz (ou ... MHz).
QSJ Qual a taxa a ser cobrada para ... incluindo sua taxa interna? A taxa a ser cobrada para ... incluindo a minha taxa interna é ... reais, ou dólares ... ou simplesmente referindo-se a um valor em dinheiro.
QSK Pode ouvir-me entre seus sinais, em caso afirmativo, posso interromper sua transmissão? Posso ouvi-lo entre meus sinais: pode interromper minha transmissão.
QSL Tudo foi recebido / compreendido ? Pode acusar recebimento? Acuso recebimento. Tudo recebido / compreendido.
QSM Devo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)? Repita o último telegrama que você enviou para mim(ou telegrama(s) número(s)...).
QSN Escutou-me ou ...(indicativo de chamada) em ...kHz (ou ...MHz)? Escutei-o ou ...(indicativo de chamada) em ...kHz (ou ...MHz)
QSO Pode colocar-me em contato diretamente (ou por retransmissão) com...? Posso comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com... .
QSP Quer retransmitir gratuitamente a ...? Vou retransmitir gratuitamente a... .
QSQ Há médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo? Há médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo.
QSR Devo repetir a chamada na frequência de chamada? Repita a chamada na frequência de chamada: não ouvi você (ou há interferência).
QSS Que frequência de trabalho você usará? Usarei a frequência de trabalho de ...kHz (normalmente basta indicar os três últimos algarismos da frequência).
QSU Devo transmitir ou responder nesta frequência ou em ...kHz(ou ... MHz) com emissões do tipo...? Transmita ou responda nesta frequência ou em ...kHz(ou ... MHz) com emissões do tipo... .
QSV Devo transmitir uma série de "v" nesta frequência ou em ... kHz(ou ... MHz)? Transmita uma série de "v" nesta frequência ou em ... kHz(ou ... MHz)?
QSW Vai transmitir nesta frequência ou em ... kHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...)? Vou transmitir nesta frequência ou em ... kHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...),
QSX Quer escutar a ... (indicativo de chamada) em ... kHz ( ou ... MHz)? Estou escutando a ... (indicativo de chamada) em ... kHz ( ou ... MHz)?
QSY Devo transmitr em outra frequência? Vou mudar de frequencia. Transmita em outra frequência ou em ... kHz (ou... MHz).
QSZ Tenho que transmitir cada palavra ou grupo mais de uma vez? Transmita cada plavra ou grupo duas vezes (ou ... vezes).
QTA Devo cancelar a mensagem número ...? Cancele a mensagem número ... .
QTB Concorda com minha contagem de palavras? Eu não concordo com sua contagem de palavras; vou pedir as primeiras letras ou dígito de cada palavra ou grupo.
QTC Quantos recados ou mensagens para transmitir? Tenho ... recados ou mensagens transmitir .
QTD O que recolheu o barco ou a aeronave de salvamento? ... (identificação) recolheu:
  1. ... (número) sobreviventes.
  2. ... restos de naufrágio.
  3. ... (número) de cadáveres
QTE Qual a minha orientação com relação a você? ou

Qual a minha orientação com relação a ... (indicativo de chamada)

Sua orientação verdadeira com relação a mim é... grau as... horas ou

A orientação verdadeira de ...(indicativo de chamada) com relação a ... (indicativo de chamada) era de ... grau as ... horas.

QTF Quer indicar a posição de minha estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações radiogoniométricas que você controla? A posição de sua estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações radiogoniométricas que, eu controlo era ... latitude, ... longitude, (ou outra indicação de posição) tipo... às ... horas.
QTG Quer transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em kHz(ou ...MHz)?

Quer pedir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em kHz(ou ...MHz)?

Vou transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em kHz(ou ...MHz).

Pedi dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em kHz(ou ...MHz).

QTH Qual é seu local/endereço/posição em latitude e longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)? Meu local de endereço/posição é ... de latitude, ... de longitude(ou de acorde com qualquer outra indicação).
QTI Qual é o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus.
QTJ Qual a sua velocidade (refere-se à velocidade de um navio ou aeronave com relação à água ou ar, respectivamente). Minha velocidade é de ... nós (ou quilômetros por horas, ou milhas por hora). (indique a velocidade de um navio ou aeronave através da água ou ar, respectivamente).
QTK Qual a velocidade de sua aeronave com relação à superfície terrestre? A velocidade de minha aeronave com relação à superfície terrestre ér ... nós (ou quilômetros por horas, ou milhas terrestres por hora).
QTL Qual o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus.
QTM Qual é o seu rumo MAGNÉTICO? Meu rumo MAGNÉTICO é ... graus.
QTN A que horas saiu de ... (lugar)? Saí de ... (lugar) às ... horas.
QTO Pode comunicar-se com minha estação por meio de código internacional de sinais? Vou comunicar-me com sua estação por meio de código internacional de sinais.
QTR Qual é a hora certa / exata? A hora certa é ... horas.
QTS Quer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua frequência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... kHz (ou MHz)? Vou transmitir meu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua frequência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... kHz (ou MHz).
QTU Qual é o horário de funcionamento de sua estação? O horário de funcionamento da minha estação é ... horas.
QTV Devo fazer escuta por você na frequência de ... kHz (ou ... MHz) das ... às ... horas? Faça escuta por você na frequência de ... kHz (ou ... MHz) das ... às ... horas.
QTW Como se encontram os sobreviventes? Os sobreviventes se encontram em ... condições e precisam urgentemente ...
QTX Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo até que eu o avise(ou até às... horas)? Vou manter minha estação aberta para nova comunicação com você até que me avise (ou até às ... horas)
QTY Você está seguindo para o lugar do acidente? Caso afirmativo, quando espera chegar? Estou seguindo para o lugar do acidente e espero chegar às ... horas em ... (data).
QTZ Você continua a busca? Continuo a busca de ... (aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços).
QUA Tem notícias de ... (indicativo de chamada)? Envio notícias de ...(indicativo de chamada).
QUB Pode dar-me na seguinte ordem, informações sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície; visibilidade; condições meteriológicas atuais; quantidade, tipo e altura das nuvens sobre a superfície em ... (lugar de observação)? Envio informações solicitadas: (As unidades usadas para velocidade e distâncias devem ser indicadas).
QUC Qual é o número (ou outra estação) da última mensagem que você recebeu de mim ou de ... (indicativo de chamada)? O número (ou outra estação) da última mensagem recebida de você ou de ... (indicativo de chamada) é ... .
QUD Recebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas.
QUE Pode usar telefonia em ... (idioma) por meio de intérprete, se possível, em quaisquer frequência? Posso usar telefonia em ... (idioma) em ... kHz (ou ... MHz).
QUF Recebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de perigo transmitido por ...(indicativo de chamada da estação móvel)?
QUH Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar? A pressão barométrica atual ao nível do mar é ...(unidades).
QUI Suas luzes de navegação estão acesas? Minhas luzes de navegação estão acesas
QUJ Quer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar a você (ou ...)? O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) ... graus às ... horas.
QUK Pode me informar as condições do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)? O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ... .
QUL Pode me informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)? As vagas em ... (lugar ou coordenadas) são ... .
QUM Posso recomeçar tráfego normal? Pode começar tráfego normal.
QUN Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas ou (nas proximidades de ... latitude e ... longitude) ou (nas proximidades de ... ) favor indicar rumo VERDADEIRO e velocidade. Minha posição, rumo VERDADEIRO e velocidade são ... .
QUO Devo efetuar busca de:
  1. aeronave
  2. navio
  3. embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação) ?
Efetue busca de:
  1. aeronave
  2. navio
  3. embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação).
QUP Quer indicar sua posição por meio de:
  1. refletores
  2. rastro de fumaça
  3. sinais pirotécnicos?
Estou indicando minha posição por meio de:
  1. refletores
  2. rastro de fumaça
  3. sinais pirotécnicos?
QUQ Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar seu pouso? Por favor, orientar seu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar meu pouso.
QUR Os sobreviventes:
  1. Receberam equipamentos salva-vidas?
  2. Foram recolhidos por embarcação de salvamento?
  3. Foram encontrados por grupo de salvamento de terra?
Os sobreviventes:
  1. Receberam equipamentos salva-vidas?
  2. Foram recolhidos por embarcação de salvamento?
  3. Foram encontrados por grupo de salvamento de terra.
QUS Você conseguiu avistar sobreviventes ou destroços? Em caso afirmativo, qual a posição? Consegui avistar:
  1. sobreviventes na água;
  2. sobreviventes em balsas;
  3. destroços na latitude ..., longitude ... (ou de acordo com qualquer outra informação).
QUT Foi marcado o local do acidente? A posição do acidente está marcada por:
  1. balsa flamígena ou fumígena;
  2. bóia;
  3. produto corante;
  4. ... (especificar qualquer outro sinal)

Vídeo explicativo sobre a linguagem do radio amador


Refefências

Wikipedia Radioamadorismo

Ética e Prodecimentos Operacionais para o Radiomador


Noticias Relacionadas


Notícias

Data Título
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal
06/03/2024 Festa social de Santa Rita de Cássia divulga preços de lote promocional de senhas