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18/11/2020
Guia do Google Analytics

Tipo de notícia: Tecnologia

Conheça algumas dicas para melhorar o uso desta ferramenta de análise de visitas do seu site.

O Google Analytics é a principal ferramenta utilizada para acompanhar os acessos de um site e agregar dados que revelam muito sobre o perfil e comportamento dos visitantes online. O Google Analytics agrega os dados coletados em uma série de relatórios que já vêm como padrão na ferramenta. Esse relatórios são agrupados em 5 categorias: Tempo Real, Público, Aquisição, Comportamento e Conversões.

Categorias

TEMPO REAL

Como o nome já indica, o menu “Tempo Real” possui relatórios que mostram dados do que está acontecendo no site naquele exato momento. Você pode ver, por exemplo, quantos visitantes estão no acessando o site, qual a localização geográfica deles e como eles chegaram até seu site.

PÚBLICO

Esta categoria de relatórios revela inúmeras informações sobre o perfil dos visitantes do site. 

Sessões

Número total de visitas que o site recebeu em determinado período de tempo. A configuração padrão do Google Analytics mostra os últimos 30 dias, mas é possível mudar para qualquer período de tempo. Essa métrica revela a variação da sua audiência e o volume de tráfego que o site está obtendo.

Usuários

Número de pessoas que visitaram o site em determinado período de tempo. A diferença dessa métrica para “Sessões” é que uma pessoa pode ter múltiplas sessões, ou visitas, em um site.

Taxa de Rejeição

Esta é a porcentagem de pessoas que deixam seu site após visualizarem apenas uma página. Em um e-commerce, é essencial que os usuários visitem diversas páginas. Afinal, isso significa que eles estão olhando seus produtos ou realizando uma compra. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que seu site não é intuitivo ou não leva o usuário a interagir com diversas páginas. Por demonstrar potenciais indicadores que podem acabar prejudicando suas vendas, é importante ficar de olho na taxa de rejeição.

AQUISIÇÃO

No menu “Aquisição”, encontram-se os relatórios que mostram informações sobre como os visitantes do site chegaram até lá.

Organic Search

Esta categoria mostra o volume de pessoas que encontraram seu site através de buscas no Google ou outros buscadores. É possível ver, inclusive, quais palavras-chave as pessoas buscaram. Mas um conselho: só o Google Search Console te dá informações mais precisas sobre isso!

Direct

Estas são as visitas que chegaram até o site digitando a URL no navegador.

Referral

Estes são visitantes que vieram de outros sites que não são buscadores.

Social

Quando você anuncia ou posta em redes sociais, os visitantes que vêem seus posts e chegam até seu site serão identificados com essa fonte de aquisição. É possível, inclusive, enxergar de qual rede social vieram seus visitantes.

Email

O email é uma ferramenta poderosa de aquisição de clientes. Se seu e-commerce já tem uma estratégia de Email Marketing, você poderá acompanhar o comportamento dos visitantes que vieram desse canal.

Paid Search

Aqui estão todas as pessoas que chegaram até seu site depois de clicarem em um anúncio nos buscadores. Para que você possa comprovar o retorno financeiro do seu investimento em busca paga e redes de display, o Google Analytics possui até um menu exclusivo que combina informações da sua conta do Google AdWords ao Google Analytics.

COMPORTAMENTO

Como o nome já indica, o menu comportamento mostra relatórios sobre o comportamento dos visitantes no seu site. É aqui que você consegue ver, por exemplo, o número de visualizações em cada página ou as buscas feitas dentro do seu site.

Conteúdo do site

Na seção “Conteúdo do Site”, é possível visualizar quantas visitas cada página do seu site teve. Esse relatório é especialmente útil para fazer um ranking das páginas mais visitadas em determinado período de tempo. Além disso, você pode obter informações sobre as principais páginas onde seus visitantes chegam, e em quais eles mais saem do seu site.

Pesquisa interna

Muitos e-commerces possuem um mecanismo de busca dentro do próprio site, para que os visitantes possam encontrar informações com facilidade. Neste menu do Google Analytics, é possível ver o volume de uso da pesquisa interna de um site, assim como quais palavras-chave estão sendo buscadas, e ainda se os usuários estão encontrando aquilo que buscam.

CONVERSÕES

É no menu “Conversões” onde ficam registrados os dados de transações do e-commerce.

Metas

Nem todos os relatórios do menu Conversões são focados em compras. Aqui é possível, por exemplo, acompanhar metas, que podem ser qualquer tipo de conversão no site. As metas são configuradas na parte administrativa do Google Analytics, e toda vez que uma meta é alcançada ela fica registrada. A chegada de um visitante a uma página específica do site, por exemplo, pode ser considerada uma meta.

Comércio eletrônico

É nesta parte do Google Analytics que você poderá conferir as informações de compra do seu e-commerce. É possível ver quais produtos foram adquiridos, ticket médio, quantos visitantes se tornaram consumidores, informações sobre abandono de carrinho e muitas outras. Além disso, você também pode acompanhar o desempenho de ações de marketing como cupons ou links de afiliados.

Funis Multicanal

O Google Analytics atribui as transações de um e-commerce à última interação que o consumidor teve com sua empresa, como clicar em um anúncio ou em um resultado de pesquisa orgânica. Porém, para que você possa ter uma visão completa da jornada do seu consumidor, os relatórios de Funis Multicanal mostram como seus canais de marketing trabalham em conjunto para levar a vendas e conversões.

Glossário

Bounce rate: mostra a porcentagem de usuários que não tiveram nenhuma ação na página que eles entraram.

Exit Rate: mostra a porcentagem de usuários que navegaram em mais de uma página do seu site antes de saírem.

Referências

Relatórios de Analytics: Os 12 que você deve acompanhar!

Como tirar o Certificado Google Analytics: tudo o que você precisa saber!

Cursos Oficiais do Google

Google Analytics para E-Commerce - Rockcontent

 



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