Hoje é 25/11/20 - Dia da Baiana do Acarajé; Dia Internacional do Doador de Sangue;


21/11/2020
Analista de Dados vs Analista de Negócios

Tipo de notícia: Tecnologia

Existe realmente a diferença? Porque nós associamos diferentemente?

Além das palavras que os separam, qual é a diferença entre um analista de dados e um analista de negócios? Vemos as empresas às vezes usá-los de forma intercambiável, mas olhando para as descrições de cargos e aproveitando as experiências pessoais, existem alguns exemplos claros que destacam suas discrepâncias. Também é importante notar o que realmente os torna semelhantes. Abaixo, estarei delineando e discutindo as distinções de ambos os papéis, bem como suas respectivas semelhanças. Também estarei realizando um mergulho profundo nas habilidades necessárias para cada função, além dos objetivos associados a essa mesma função. Continue lendo se você gostaria de aprender mais e discutir as posições de Analista de Negócios vs Analista de Dados.

Analista de negócios

Um analista de negócios mede todas as partes do negócio para garantir que a manutenção e o crescimento estejam ocorrendo na empresa. Você pode esperar criar, desenvolver ou manter métricas importantes, também conhecidas como KPI (indicadores chave de desempenho). Você quantificará o negócio para que decisões importantes possam ser tomadas sobre um processo de vendas ou melhoria de produto, por exemplo. Você investigará as partes internas e externas do negócio e, portanto, encontrará anomalias em um processo que, em última análise, ajudará a tornar a empresa mais eficiente e bem-sucedida. Existem certas ferramentas que você empregará como SQL, ferramentas de visualização como o Tableau, e apresentará as descobertas às partes interessadas. Essa função é voltada para o cliente, mesmo se o "cliente" for interno.

Aqui estão algumas das habilidades que um analista de negócios pode esperar empregar:

Habilidades

Algumas das habilidades exigidas para ser um Analista de Negócios foram listadas acima, e elas compõem tanto habilidades técnicas quanto soft-skills. Essa combinação inclui ferramentas analíticas e discussões presenciais (ou virtuais) com outras pessoas dentro e fora da empresa às vezes também.

Aqui estão algumas das metas que um analista de negócios pode esperar empregar:

Metas

Os objetivos de um analista de negócios são diretos. No entanto, você pode esperar usar uma variedade de ferramentas para atingir esses respectivos objetivos. Como você verá, há habilidades que se sobrepõem tanto ao analista de negócios quanto ao analista de dados.

Analista de Dados

Pode ter visto que acabamos de descrever um Analista de Dados acima. Porém, existem mais algumas diferenças dentro da função de Análise de Dados, bem como algumas das habilidades e objetivos que são focados nesta posição. Um analista de dados pode esperar focar mais nos dados da empresa do que no impacto desses dados. No final das contas, eles realizarão ambos, mas o foco será menos na apresentação aos interessados ​​e mais no armazenamento de dados, tabelas de dados e código SQL desenvolvido para criar essas métricas de negócios.

Aqui estão algumas das habilidades que um Analista de Dados pode esperar empregar:

Habilidades

As habilidades de um Analista de Dados são mais focadas nas partes técnicas dos dados, em vez de análises não técnicas ou focadas nos negócios. Você se concentrará na análise dos dados em si, em vez da análise dos dados do negócio.

Aqui estão algumas das habilidades que um Analista de Dados pode esperar empregar:

Metas

Os objetivos de um Analista de Dados incluem certificar-se de que a integridade dos dados é sólida - que as consultas SQL são otimizadas para eficiência, tempo e dinheiro. Você pode esperar trabalhar com analistas de negócios, cientistas de dados e gerentes de produto para fornecer os dados e métricas ou cálculos de consultas SQL para fornecer novos dados.

Diferenças

Já discutindo em alto nível, existem diferenças claras entre um analista de negócios e um analista de dados. Claro, sim, às vezes as empresas os definem quase igualmente, e algumas empresas nem mesmo sabem quem é quem. O que é importante é como você define qualquer função para o funcionário que está sendo entrevistado, para que ele saiba quais habilidades e objetivos são necessários e direcionados assim que começar seu trabalho diário.

Diferenças

Como você pode ver, as diferenças na verdade remontam a seus nomes. O que está em seu nome? O foco e a importância dos dados em uma função de Analista de Dados e o foco e a importância dos negócios para um Analista de Negócios. Agora, algo que se pensava ser confuso e inequívoco, agora está bem claro.

Semelhanças

Agora que estabelecemos que essas funções são de fato diferentes, vamos nos aprofundar no que as torna semelhantes. Claro, ambos incorporam dados em suas funções e trabalhos diários. Algumas ferramentas semelhantes que ambas as funções podem compartilhar incluem SQL e Tableau. Dependendo de quão orientado a dados ou de negócios é sua função específica, você pode esperar se concentrar mais no lado SQL das coisas ou na visualização, mudanças e tendências do lado dos dados das coisas.

Semelhanças

Às vezes, os objetivos também podem se sobrepor, incluindo, mas não se limitando a, utilizar dados para informar a empresa sobre seu sucesso de alguma forma.

Resumo

Talvez seja um pouco surpreendente que existam mais diferenças do que semelhanças depois de investigar esses dois papéis. Claro, essas não são todas as diferenças e nem todas as semelhanças. Algumas empresas exigem que um analista de dados faça o trabalho de um analista de negócios, enquanto o mesmo se aplica ao contrário.

Realmente não importa quando se trata disso, a não ser suas expectativas sobre a função e as expectativas da empresa sobre você. Se você for contratado para se tornar um Analista de Negócios e se descobrir criando novas tabelas e outras formas de manipulação de arquitetura de dados, então talvez a descrição do trabalho deles esteja errada e você pode se reunir com seu gerente ou recrutador (espero que antes) para discutir seus pontos fortes e fracos , e objetivos da posição. O mesmo pode ser dito sobre ser contratado como Analista de Dados e realizar reuniões com o CEO de sua empresa para revisar as métricas do Salesforce, quando você esperava apenas consultar dados, não apresentá-los com outras ferramentas de CRM.

Espero que você tenha achado este artigo útil e interessante! Sinta-se à vontade para comentar abaixo sua experiência como Analista de Negócios ou Analista de Dados, ou até mesmo outra função semelhante e como eles diferem do que eu compartilhei, e como eles são semelhantes também.

Referência

https://towardsdatascience.com/data-analyst-vs-business-analyst-heres-the-difference-e702f288aaa3



Notícias

Data Título
24/11/2020 Falta de cerveja em supermercados atinge nível recorde
24/11/2020 Como fazer um texto persuasivo em 8 passos
23/11/2020 Música mais tocada em shows no Nordeste nos últimos 10 anos
21/11/2020 Analista de Dados vs Analista de Negócios
20/11/2020 Guia para curtir o Beach Park
18/11/2020 Guia do Google Analytics
13/11/2020 Como fazer backup do servidor de banco de dados MySQL
12/11/2020 Deaftawk: Um aplicativo de linguagem de sinais para preencher a lacuna auditiva
11/11/2020 Exportar notas do Kindle
08/11/2020 Equity: breve explicação
07/11/2020 Harmonização de Cervejas para festas de final de ano
06/11/2020 Pandoc - conversor de documentos universal