Hoje é 04/11/25 - Dia do Inventor; Dia do Orientador Educacional;


30/11/2020
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Tipo de notícia: Tecnologia
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Os cartórios brasileiros já podem autenticar documentos por meio eletrônico. O novo serviço possibilitará a certificação de cópias de forma online.

A novidade vem para complementar a digitalização de outros serviços que já estavam sendo prestados na plataforma de atos notoriais eletrônicos chamada e-Notoriado. Entre eles, assinaturas digitais de escrituras, procurações por videoconferência, atas notariais e testamentos, bem como separações e divórcios extrajudiciais.

Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), órgão responsável por gerir o módulo da Central Notarial de Autenticação Digital (CENAD), o novo recurso permite “a materialização e a desmaterialização” de autenticações em diferentes cartórios. Dessa forma, torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, além de verificar de forma segura a autenticidade do arquivo digital.

Site oficial do CENAD: https://cenad.e-notariado.org.br/



Notícias

Notícias
Cursos online do Conexão Cerveja Brasil Cursos online do Conexão Cerveja Brasil
5º Agrofest São Gonçalo 2025 5º Agrofest São Gonçalo 2025
Fequaju 2025 Fequaju 2025
FINECAP 2025 FINECAP 2025
Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025
Abracerva divulga as melhores cervejas do Nordeste do Brasil de 2025 Abracerva divulga as melhores cervejas do Nordeste do Brasil de 2025
Pint of Science Natal 2025 Pint of Science Natal 2025
Expo Seridó 2025 Expo Seridó 2025
Festival Gastronômico e Cultural de Martins 2025 Festival Gastronômico e Cultural de Martins 2025
São João de Gravatá 2025 São João de Gravatá 2025
Festa de Santana de Caicó 2025 Festa de Santana de Caicó 2025
São João Arretado de Carpina 2025 São João Arretado de Carpina 2025