Hoje é 26/01/21


28/12/2020
Como configurar o Wordpress após instalação

Tipo de notícia: Desenvolvimento

Aprenda alguns procedimentos que devem ser aplicados depois de instalar.

Se você também tem dúvidas sobre como configurar o WordPress, confira a checklist abaixo – que traz algumas dicas e configurações básicas que vão fazer toda a diferença nesta primeira etapa de publicação do seu site ou blog.

1. Defina a aparência

Bom, conteúdo é muito importante, mas você não pode esquecer que o layout de um site também é essencial. Por isso, definir o tema é um processo fundamental, e é um dos primeiros passos do Check list WordPress para viabilizar seu projeto online. Nesta etapa, é natural testar vários temas antes de escolher que melhor se adequa ao perfil do seu site ou blog. Então, aproveite o processo: afinal, ele que vai definir o layout que você vai apresentar aos seus leitores. A instalação padrão do WordPress disponibiliza alguns temas padrão, que você encontra no painel de administração, no menu Aparência > Temas. Você pode alternar entre os disponíveis, buscar novos disponibilizados no acervo de temas do WordPress, ou então fazer o upload de um tema que você adquiriu e/ou customizou.

Para buscar novas opções de temas (além daqueles mostrados na página inicial) vá até o menu Aparência > Temas e clique no botão Adicionar novo. Na página que abre, faça a busca utilizando os filtros disponíveis ou faça o upload de um tema. Dica: se você tem algum conhecimento em HTML e CSS você pode até modificar um tema existente, ou criar um do zero.

2. Altere o título e a descrição

Você não precisa deixar aquela frase padrão Só mais um site WordPress visível para quem visita seu site. Afinal, é um ótimo local para descrever o objetivo do seu blog. Fazer a alteração é fácil. No Painel de Administração do WordPress, acesse Configurações > Geral, e altere as informações como Título do Site e Descrição. A famosa frase vai desaparecer, e você terá uma descrição que realmente fala com seu público! 

3. Defina uma estrutura de links permanentes

Se você procurou informações sobre SEO, com certeza já ouvir o termo URL amigável. O nome pode ser complexo, mas configurar uma estrutura de links permanentes que seja amigável para os leitores (e também para os buscadores, como Google, Bing e Yahoo, por exemplo) é simples. Basta acessar a aba Configurações e selecionar Links Permanentes. Em Configurações Comuns, selecione entre as alternativas disponibilizadas pelo CMS.

4. Configure as opções de leitura

O que deve aparecer na página inicial do seu site? Se você está construindo um site, faz sentido habilitar a opção de mostrar uma página estática, por exemplo. Já no caso de um blog, você pode preferir que os usuários visualizem seus posts mais recentes. Você também pode definir quantos posts vai mostrar em cada página, se prefere mostrar um resumo ou texto completo de seus artigos. Todas estas configurações você pode fazer facilmente no painel de administração do WordPress. Para selecionar as opções, acesse o menu Configurações > Leitura.

5. Defina os plug-ins que vai habilitar/utilizar

Plug-ins são essenciais para otimizar o funcionamento de um blog, mas devem ser utilizados com cuidado, pois podem gerar alto consumo de recursos. Dê preferência para plug-ins do acervo do WordPress, e selecione apenas aqueles que são essenciais para o funcionamento do seu site. Abaixo, uma lista de plug-ins indispensáveis:

A instalação/ativação de plug-ins pode ser realizada na área administrativa do WordPress, no menu Plugins. O número de plug-ins voltados para diferentes áreas é vasto. Informe-se e utilize aqueles que poderão elevar o potencial do seu site ou blog. 

6. Instale o tema que usará

Para início, recomendo instalar o seguinte tema:

7. Adicione o favicon

Envie o arquivo .ico

8. Checklist de Segurança

https://wpsecuritychecklist.org/br/items/

Referências

https://www.hostgator.com.br/blog/como-configurar-o-wordpress-depois-da-instalacao/



Notícias

Data Título
25/01/2021 Estratégias para criação de videos de conteúdo
21/01/2021 Como usar o Chocolatey
18/01/2021 Dev Summit II
11/01/2021 Automação com o Puppeteer
10/01/2021 Lenovo lança óculos inteligentes ThinkReality A3 podendo exibir até cinco monitores virtuais
08/01/2021 Piauí terá maior parque eólico e maior parque solar da América do Sul
05/01/2021 Dell lança monitor curvo de 40 polegadas
05/01/2021 Como criar roteiros para vídeo
04/01/2021 Scrapping do site da ANEEL
02/01/2021 Como aumentar o tamanho do arquivo de upload no phpmyadmin
01/01/2021 Feliz Ano Novo!
28/12/2020 Caipirinha sem Álcool