Hoje é 27/04/24 - Dia da Empregada Doméstica;


15/12/2021
RN ganha Rota da Cerveja Artesanal

Tipo de notícia: Diversos
RN ganha Rota da Cerveja Artesanal

Traçar um roteiro turístico em que o principal atrativo seja pequenos empreendimentos produtores de cerveja artesanal para fomentar a venda dos produtos, ampliar a lucratividade das empresas e estimular a interiorização do turismo.

 Esses são alguns dos objetivos da estruturação da Rota da Cerveja Potiguar, um circuito de visitação às cervejarias artesanais lançado pelo Sebrae-RN para empresas de receptivo, empresários e imprensa especializada em turismo.

A integração com o turismo é uma forte tendência e é vista com entusiasmo pelos segmentos. Dados do 2º Censo Cervejarias Independentes, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), indicam que a tendência de integrar cervejarias ao turismo já atinge quase 50% dos empreendimentos do setor.

Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, não existe segmento mais representativo da pequena empresa do que as cervejarias artesanais, com pequenas fábricas e as dificuldades inerentes ao produto.

“Queremos apoiar e nos aproximar ainda mais desse segmento que consideramos muito importante no contexto do turismo. É um produto novo para o turismo, um nicho importante a ser explorado pelo turismo, resgatando histórias e tradições para o turista que quer conhecer e consumir as nossas cervejas”, afirma Melo.

A empresária (agência de receptivo Potiguar Turismo) e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN – Sindetur, Decca Bolonha, elogiou a iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, acreditando na aproximação entre os pequenos produtores de cervejas artesanais e o trade turístico, sobretudo no turismo de sol e mar e também no interior do estado.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou que a estratégia das cervejarias artesanais integradas aos roteiros turísticos é o pontapé inicial para a efetiva interiorização do turismo no Rio Grande do Norte. “Essa iniciativa inovadora vai no movimento do Geoparque Seridó e tantos outros destinos com potencial para integrar essa rota”, avalia.

Os objetivos principais da Rota da Cerveja Potiguar são contribuir para a inovação da oferta e a interiorização do turismo, aproximando comercialmente os dois segmentos, que detêm grande potencial de geração de renda, oportunizando assim mais opções de atividades e, consequentemente, aumentando o tempo de permanência dos visitantes no destino.

“Fizemos um levantamento técnico para saber a capacidade de suporte, número máximo de pessoas que cada empreendimento pode receber, necessidade de reservas, experiência que oferecem e como se dá o acesso para veículos de turismo, por exemplo. Essas informações são imprescindíveis para o mercado do turismo conseguir comercializar o roteiro”, explica o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra.

Integram a Rota da Cerveja Potiguar as seguintes cervejarias:

Cervejaria 1920

Cervejaria Armorial

Cerveja Bacurim

Cerveja Benedita’s Beer

Cervejaria Black Sheep

Cervejaria Brejo Beer

Cervejaria Cabocla

Elétrica Cervejaria

Cervejaria Holanda

Cervejaria Hop Mundi

Cervejaria Mall

Cervejaria Nordestina

Cervejaria Raffe


Notícias Relacionadas


Notícias

Data Título
27/04/2024 Programação da Festa de Sant’Ana 2024
26/04/2024 Fortal irá ocorrer em uma nova Cidade Fortal
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024