Hoje é 27/04/24 - Dia da Empregada Doméstica;


04/11/2023
Galo da Madrugada realiza primeira edição do Novembro Brega

Tipo de notícia: Eventos
Galo da Madrugada realiza primeira edição do Novembro Brega

Festival irá realizar três noites de shows abertos ao público, na Praça Sérgio Loreto, com mais de 20 atrações. Bloco também apresenta sua camisa oficial para o Carnaval 2024, em homenagem a Reginaldo Rossi.

O Galo da Madrugada acaba de abraçar mais um ritmo, genuinamente, pernambucano no seu calendário anual de eventos. O Novembro Brega, mais nova iniciativa do maior bloco do mundo com o intuito de valorizar a cultura local, promete – tal como já ocorre, por exemplo, com o Forrozão do Galo, na abertura do ciclo junino – firmar ainda mais o compromisso da agremiação para com as principais manifestações culturais do Recife durante todo o ano. O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura do Recife e do Movimento Respeita meu Brega, irá realizar, nos próximos dias 17, 18 e 19, festival com shows abertos ao público na Praça Sérgio Loreto – Centro do Recife -, com mais de 20 atrações.
 
“O Galo já vem apoiando, há alguns anos, o movimento brega e foi uma das primeiras instituições a inserir o ritmo no carnaval, quando deu oportunidade a cantores como Michelle Melo e Conde só Brega de participarem do desfile no Sábado de Zé Pereira, além de convidar vários outros artistas para eventos realizados na nossa sede. Essa iniciativa é um degrau a mais que alcançamos nessa valorização e confirmação do gênero enquanto Patrimônio Imaterial do Recife”, afirma Rômulo Meneses, presidente do bloco.
 
Durante as três noites de festa, aberta ao público, se apresentam no palco artistas consagrados e de diferentes gerações do brega pernambucano como Conde Só Brega, Michelle Mello, Banda Labaredas, MC Troia, Tayara Andreza, Sheldon, Walter de Afogados, Eduarda Alves, entre outros. Estima-se um público de, aproximadamente, 50 mil pessoas por noite na Praça Sérgio Loreto.
 
“O Galo da Madrugada é, sem dúvidas, o nosso principal eixo de comunicação quando se fala em carnaval, mas ele também funciona o ano inteiro. Quando termina o majestoso desfile do Sábado de Zé Pereira, já vem, em seguida, o Forrozão do Galo, que é, hoje, o evento oficial que abre o ciclo junino no Recife. Agora, ao abraçar também o movimento brega, o maior bloco do mundo mostra, mais uma vez, a sua grandeza em reconhecer a importância da cultura pernambucana como um todo”, avalia Marco Aurélio Filho, vereador do Recife e autor dos projetos de Lei que instituíram o brega como Patrimônio Imaterial do Recife e também o mês de novembro como Oficial do Brega no Recife (sancionadas, respectivamente, em julho de 2021 e novembro do ano passado).
 
“O Galo, como todos sabem, abraça todos os movimentos que elevam a cultura pernambucana a nível local e nacional e com o brega não poderia ser diferente. Nada mais justo, então, que realizarmos esse novo projeto e, exatamente, em novembro, já que é considerado o mês oficial do brega no Recife.”, explica Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo.
 
O Novembro Brega é uma iniciativa do Galo da Madrugada, em parceria com o movimento Respeita o meu Brega, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife e patrocínio da Brahma, Pitu e Esportes da Sorte.

Homenagem a Reginaldo Rossi e Camisa Oficial 2024

A primeira edição do projeto Novembro Brega chega em momento oportuno, quando o Galo da Madrugada acaba de anunciar, para o Carnaval 2024, o desfile em homenagem a Reginaldo Rossi, precursor da música brega em Pernambuco e em todo o Brasil. “Na verdade, é um momento histórico, porque o Galo é isso, tudo o que faz é com o intuito de valorizar o que é nosso, tal como já faz com o frevo e o maracatu, por exemplo. Essa junção do frevo e do brega mostra mais uma vez nosso compromisso com os artistas e com a cultura popular pernambucana como um todo. É, na verdade, um momento de coração, de Rossi como homenageado do Galo da parceria do maior bloco do mundo com o movimento brega”, afirma Rômulo Meneses, presidente da agremiação.
 
Ao mesmo tempo em que divulga a estreia do Novembro Brega, o maior bloco do mundo também anuncia a sua Camisa Oficial para o Carnaval 2024, que fará homenagem ao eterno rei do brega, Reginaldo Rossi. A peça - que terá suas vendas iniciadas durante os três dias de festival e, em seguida, na sede da agremiação, no valor de R$ 40 -, traz um galo com óculos, acessório que era a grande marca do cantor, envolto do tema Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo.
 
Uma ilustração que une a imagem de Reginaldo a elementos presentes na bandeira de Pernambuco, com o Sol e o arco-íris, e também a uvas e parreiras- em referência à música “A Raposa e as Uvas”, um dos maiores hit’s do rei - também compõe a arte da camisa, assinada pelo artista recifense Raoni Assis. “Tentei unir toda essa referência que Reginaldo tem com alegria à coisa do carnaval e à estética da nossa bandeira, colocando, também, alguns elementos presentes nas suas músicas e, ainda, as pontes do Recife formando um arco-íris. Ficou bem colorido, muito bacana”, avalia Raoni.  
 

Eventos Relacionados


Notícias

Data Título
27/04/2024 Programação da Festa de Sant’Ana 2024
26/04/2024 Fortal irá ocorrer em uma nova Cidade Fortal
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024