Hoje é 29/04/24


12/03/2004
Roteiro para os bons de garfo

Tipo de notícia: Eventos

Acostumado a fazer quase todas as refeições fora de casa, o jornalista Ailton Medeiros está sempre à procura de algo interessante no roteiro culinário. Atualmente ele está destacando os petiscos de lugares como o da macaxeteria Mandioca, em Ponta Negra, e o seu escondidinho de camarão gratinado; e também os pastéis de carne de sol com molho de pimenta, do Maracangalha, no Vilarte. "Como fora desde 86, então, sempre descubro algo bacana", diz.

Massas são as boas pedidas da fotógrafa e produtora cultural Candinha Bezerra, especialmente a pizza de rúcula do Tiberio, em Petrópolis. "Quer me agradar? Então me convide para comer uma pizza dessas", brinca. O culinarista e agitador cultural Marcos Sá divide-se em sabores nacionais e estrangeiros. "Ultimamente estou adorando a moqueca de siri mole servida às sextas no almoço do Mino, e as batatas do restaurante Röschti", diz.

O trailler do suíço Peter Nigg, localizado entre a Rota do Sol e avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, já tem vários fãs. Itamires Filho, do Beleza Bar, diz que é "uma das melhores cozinhas de Natal". "Há um menu diário com cinco opções, onde recomendo o filé de peixe ao molho de alcaparras com arroz de legumes", diz ele, cliente há dois anos. O produtor Sérgio "Coxinha" Fernandes, que vai uma vez por semana, recomenda os filés Café de Paris e o steak poivre.

O psicólogo e culinarista Tacariju Portella descobriu, por indicação de amigos, o Tijibu, restaurante de comida regional, em Candelária. E gostou muito. "O guisado de carneiro é fantástico", afirma. O tempero baiano da Casa do Acarajé, na badalada rua do Taverna, também pegou o designer Clodoaldo Bahia, fã de vatapá, acarajé e caruru. O sushi do Ocean Palace é a opção dele no menu internacional.


O professor universitário Marcelo Dieb, um dos integrantes da criteriosa Confraria do Gourmet, recomenda o almoço regional das sextas-feiras, em um lugar improvável: o refinado self-service La Tavola, em Petrópolis. Segundo ele, lá se encontra sirigado (peixe) grelhado, pernil de carneiro, galinha caipira, pastel de carne de sol/queijo coalho, purê de abóbora, e camarão à moda potiguar, numa excelente qualidade. "É difícil o self-service manter a qualidade como eles conseguem", diz.

Outro lugar que Dieb recomenda é o italiano LIncontro. "É o melhor restaurante italiano da cidade, sem dúvidas", afirma. O prato que o levou à essa conclusão o polvo grelhado ao molho de alcaparras. Mais confrades: o professor João Bosco Barreto adorou o cuscuz à moda árabe do Bar Bar, em Ponta Negra. "Esse é feito com carneiro, verdura, e trigo em vez do milho, muito bom!". Já o médico Roberto Galvão apreciou a original cozinha chinesa do Ua Dali, em Petrópolis, que serve o pato com laranja à chinesa. "Vai além do tradicional. É muito bom e não é caro", atesta.

O promotor de eventos e carnavalesco Dickson Medeiros procura fugir dos roteiros badalados. Já descobriu pérolas como "uma galinha na estrada de Tabatinga, logo após a igreja", o "fígado acebolado no Bar de Nazaré, no Beco da Lama", e o "picado de carneiro do Bar do Motoqueiro, na Prudente de Morais". "São nestes lugares que estão os melhores sabores", decreta.

De cozinha, inegavelmente, eles entendem muito. A chef de cozinha do Ocean Palace, Sabrina Mahler, sabe listar bem onde seu paladar apurado mais se deliciou. "Para um almoço caprichado, indico o restaurante do hotel Manary, e o misto mare, uma chapa com grelhados de lagosta, camarão, caranguejo, peixe e polvo, além de abacaxi, caju, maçã e manga. Rende bem para três pessoas e é maravilhoso!", exclama. "E ainda tem a visão da praia", completa.

O trailler do suíço Peter Nigg também agradaou à chef Sabrina, principalmente os filés e as batatas röschti. Ela também reserva uma dica ao local de trabalho. "O menu de degustação do Le Soleil é sempre recomendável. Recomendo o filé recheado com fois-gras ao molho de vinho de Porto e purê com trufas". Já o inglês John Constantinou recomenda a carne de sol com nata do Mangai. "Apesar de um tanto gorduroso para o meu habitual, é irresistível", diz o chef britânico.


Notícias

Data Título
27/04/2024 Programação da Festa de Sant’Ana 2024
26/04/2024 Fortal irá ocorrer em uma nova Cidade Fortal
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024