Hoje é 28/03/24 - Dia do Diagramador;


31/05/2002
FBI perde e-mails de terroristas

Tipo de notícia: Tecnologia

WASHINGTON – Documentos do governo americano indicam que técnicos jogaram fora informações legítimas de espionagem coletadas durante uma investigação da rede terrorista de Osama Bin Laden depois que falhas foram descobertas no sistema de vigilância do FBI.

De acordo com um memorando ao quartel-general do FBI, a polícia federal americana, datado de março de 2000, o sistema espião conhecido como Carnivore captou não só os e-mails do alvo das investigações, mas também endereços que não estavam sendo investigados. "Aparentemente, o técnico ficou tão preocupado que apagou todas as mensagens captadas, inclusive a atribuída ao suspeito", cujo nome é omitido no documento.

O memorando, enviado por agentes policiais de Denver a M. E. Bowman, conselheiro associado do FBI para assuntos de segurança nacional, faz referência à "Unidade UBL", equipe do FBI que investiga os agentes de Bin Laden nos Estados Unidos.

Paul Bresson, porta-voz do FBI, não quis identificar o alvo das investigações, citando a segurança nacional como motivo. Ele disse que o FBI não comenta documentos, mas disse também que o e-mail de Denver não é um relatório oficial.

O episódio foi descrito em documentos publicados a pedido do Centro de Informações sobre Privacidade Eletrônica, ou EPIC. O material não foi incluído em uma divulgação inicial, mas veio à tona quando um juiz federal ordenou que o FBI apresentasse mais documentos.

O memorando apareceu pela primeira vez quando o FBI investigava a possível falha dos serviços de inteligência em prever os ataques de 11 de setembro. A agência está criando um novo gabinete de inteligência e reforçando suas atividades de supervisão das investigações antiterror. O secretário de justiça John Ashcroft e o diretor do FBI, Robert Mueller, devem definir grandes mudanças no quartel-general do FBI, entre elas o estreitamento das relações com a CIA e uma renovação em seu antiquado sistema de computadores.

Vários grupos de defesa do direito à privacidade e membros do Congresso afirmam que o sistema de grampo de e-mails do FBI tem a capacidade de coletar mais informações do que as permitidas por um mandado judicial. "Temos aqui a confirmação de que não só o sistema apresenta essa falha, mas ela também resultou em uma perda de informações legítimas de inteligência", disse David Sobel, conselheiro geral do EPIC, que moveu a ação para que os documentos fossem divulgados.

O Senador Charles Grassley, um grande crítico do FBI, disse que "sejam os problemas do FBI originados a partir de softwares falhos ou de burocratas obstinados, a agência deve corrigi-los".

Um oficial do departamento de justiça que não quis se identificar disse na noite de terça que os e-mails não foram destruídos. Ele não quis elaborar suas afirmações, nem relacioná-las ao memorando.

Talvez as pessoas que foram espionadas por acidente devam ser informadas sobre o engano, diz o documento. O autor do memorando disse que os agentes de Denver instalaram o Carnivore em março de 2000, mas o dispositivo não funcionava corretamente. Segundo ele, os técnicos que o instalaram não contaram com nenhuma supervisão.

Henry H. Perritt, que liderou uma equipe autorizada pelo FBI a revisar o Carnivore, disse que o fato de os técnicos terem deletado os e-mails o surpreende. "Não é assim que o Carnivore deve ser usado. As informações coletadas devem ser retidas até serem revistas por um juiz", afirma.

Um outro documento divulgado a pedido do EPIC explica a prática do FBI em coletar mais informações do que as especificadas nas ordens judiciais. O memorando, emitido apenas uma semana depois do e-mail de Denver, diz que as mensagens devem ser armazenadas de forma segura até que oficiais do alto escalão do FBI possam avaliar o que deu errado nas investigações.

As autoridades americanas usaram ferramentas semelhantes ao Carnivore mais de 25 vezes em todos os tipos de investigação. Atualmente, o dispositivo é chamado DCS-1000.

O painel liderado por Perritt recomendou que o FBI alterasse o Carnivore para que fosse mais difícil a coleta de informações adicionais por acidente. Além disso, eles recomendaram a criação de mecanismos de auditoria para que cada exemplar do Carnivore pudesse ser relacionado ao técnico responsável.

O FBI até agora não anunciou mudanças no sistema.

Copyright © 2002 Associated Press


Notícias

Data Título
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal
06/03/2024 Festa social de Santa Rita de Cássia divulga preços de lote promocional de senhas
10/02/2024 Câmera de Ação 4k
05/02/2024 Zé Pereira das Crianças 2024 em São João do Sabugi/RN