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O produto chega a partir da próxima semana em alguns supermercados de São Paulo, como um kit, com garrafas e taças apropriadas para este tipo de cerveja. O formato foi propositadamente pensado para o Dia dos Pais. Depois, a cerveja segue para outros mercados, sendo que a Bohemia Confraria será vendida apenas em garrafa de 550 ml, também em bares. O lançamento, no entanto, estará restrito às praças São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal.
"O projeto de desenvolvimento das cervejas premium dentro da AmBev tem quatro anos e, no caso da Confraria, os estudos duraram um ano", conta o diretor de marketing da AmBev, Carlos Lisboa.
O produto, com 6,2% de teor alcoólico, pouco acima da média padrão de 5%, é inspirado nas receitas dos mosteiros belgas. A embalagem, inclusive, é um bom gosto à parte, com um visual imitando a cerâmica. O material para a produção desta cerveja é praticamente todo importado, considerando ainda que a Bohemia Confraria tem em sua fórmula um toque de aveia, o que nem todas as cervejas do tipo abadia tem.
Segundo Lisboa, trata-se de uma edição limitada, que terá apenas 250 mil litros produzidos - quantidade vendida em aproximadamente dois meses. "Pode até vir a ser um produto da linha, mas não agora", conta o diretor, referindo-se à estratégia de lançar a série, retirá-la do mercado e fazer com que ela volte mais tarde, dependendo, é claro, da aceitação do produto.
O fato é que certamente há muita inspiração para que a AmBev faça até mais de um lançamento por ano no segmento premium de cerveja. É um nicho com grande potencial de crescimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, do total do mercado de cerveja, 15% são de versões premium.
O consumo, inclusive, envolve um hábito diferenciado, de beber num copo específico (existe um formato adequado para cada tipo de cerveja), acompanhando um prato especial, num ritual gourmet, diferente do que os brasileiros, em geral, estão acostumados. Dos 9 bilhões de litros de cerveja vendidos no Brasil durante o ano passado, 500 milhões de litros foram de versões premium, de acordo com a AmBev. "O consumidor está mais preparado e já espera este tipo de produto", considera Carlos Lisboa, do marketing.
O Brasil é o quinto maior produtor de cerveja do mundo (perde para China, Estados Unidos, Alemanha e Rússia). Quanto ao consumo per capita, é de 47,6 litros por ano - na República Checa, são 158 litros/ano (per capita).
Divulgação da novidade
Para anunciar o lançamento da Confraria (target formado por consumidores das classes A e B, homens e mulheres) há uma campanha assinada pela DM9DDB, agência de Bohemia. A mídia impressa é o forte da ação publicitária, mas Lisboa conta que terá propaganda na TV paga. "Ainda estamos analisando mídia exterior para alguns pontos estratégicos de São Paulo", conta o diretor, lembrando que o material para ponto-de-venda também é um dos pontos de destaque desta campanha.
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