01/02/2006
Brasileiro passa a beber mais cerveja importada
O consumo de cerveja importada no Brasil cresceu mais que o da bebida
nacional em 2005, segundo informações do Sindicato da Indústria de
Cerveja (Sindicerv). De acordo com o órgão, no total (incluindo cerveja
feita no Brasil e importada), o consumo per capita subiu 4,2%, de 46,6
litros por ano em 2004 para 48,6 litros em 2005. O crescimento entre as
importadas superou os 10%, chegando a 30% no caso de algumas
distribuidoras.
O empresário Jeroen de Winter, diretor de uma empresa de importação de
bebidas, acredita que essa sede por novos sabores impulsionou as vendas
mais do que a desvalorização do dólar em 2005. "O dólar baixo ajudou a
manter o preço do produto final", afirma.
Para Winter, houve também uma mudança no mercado. "A demanda no consumo
de cerveja diferenciada em bares e restaurantes que nos trouxe mais
clientes". Acostumado com a bebida do tipo Pilsen, o brasileiro passou
a desejar experimentar sabores diferenciados, como as cervejas Ale e
Stout.
Em 2006, o empresário aposta em um novo crescimento de mais 30% nas
vendas. "Vamos expandir nossos negócios para outros Estados", diz.
Atualmente, a maioria das vendas de bebida importada está concentrada
em São Paulo e Rio de Janeiro.
Acima da média São Paulo e Rio de Janeiro são as principais
cidades consumidoras de cervejas no Brasil, que juntas correspondem por
44% do total produzido anualmente. O Rio é responsável pelo maior
consumo per capita, de 90 litros/ano, acima da média nacional.
Para o superintendente do Sindicerv, Marcos Mesquita, o aumento do
consumo per capta reflete a estabilidade do preço médio da cerveja, em
função da valorização do dólar frente ao real. Segundo Mesquita, 45% do
custo da cerveja é atrelado ao dólar, por conta da matéria-prima usada
na fabricação do produto.
Em 2005, o preço da cerveja subiu 4,5%, em média, acompanhando os
índices de inflação. Mas os custos dos produtos considerados
substitutos da cerveja - como vinho, cachaça e refrigerantes - ficaram
acima da inflação.
O consumo de cerveja tem aumentado significativamente nos últimos anos.
No Brasil, o consumo anual é de 8,45 bilhões de litros, movimentando
aproximadamente R$ 12,5 bilhões.
Os norte-americanos consomem 86 litros de cerveja por ano e, na China,
o setor cresce entre sete e dez por cento ao ano, atraindo cada vez
mais investimento estrangeiro.
Na Europa Central, a média do consumo de cerveja por pessoa está em
torno de 55 litros ao ano, exceção feita à República Tcheca e Alemanha,
que consomem, respectivamente, 161 e 123 litros por ano.
O consumo de cerveja na União Européia registra crescimento elevado.
Segundo o grupo de pesquisas Canadean, estima-se que o consumo de
cerveja na região cresceu 52% entre 1996 e 2001.