Hoje é 14/05/24 - Dia do Segurador;


26/06/2002
Brasil na Final cotra a Alemanha

Tipo de notícia: Eventos

Foi por pouco, diferença mínima, mas poderia e deveria ter sido de forma mais tranqüila. O Brasil perdeu mais de dez oportunidades para marcar, mas contou com o brilho e oportunismo de Ronaldinho, autor do gol único aos quatro minutos do segundo tempo, e derrotou a Turquia por 1 a 0, chegando a sua terceira final seguida de Copa do Mundo. No domingo, enfrenta a Alemanha pela primeira vez num Mundial, às 8h (de Brasília), em busca do pentacampeonato adiado na decisão de 1998.

Diante de um adversário traiçoeiro nos contra-ataques, a seleção jogou tão bem quanto contra a Inglaterra. A defesa esteve mais segura, o meio-campo ajudou muito na marcação e só o ataque destoou, perdendo muitas chances de gol. Mas, com um craque decisivo como Ronaldinho, garantiu a justiça nesta Copa do Mundo das surpresas, evitando que uma zebra chegasse à final e proporcionando o clássico mais esperado da competição.

Marcos fez pelo menos três defesas salvadoras. Cafu e Roberto Carlos foram bem na marcação e arriscaram mais as subidas ao ataque. A zaga errou muito pouco na marcação, com a ajuda dos incansáveis meias Kléberson e Gilberto Silva, mas falhou novamente na saída de bola. Rivaldo foi o destaque do primeiro tempo e caiu muito de produção no segundo. Ronaldinho foi o inverso. Parecendo se poupar em demasia no começo, melhorou na etapa final e fez o gol decisivo, se isolando na artilharia da Copa com seis, um a mais que o companheiro de seleção e o alemão Klose, adversário da final.

Sete chances perdidas no primeiro tempo e quatro no segundo

Cafu lamenta uma das mais de dez chances perdidas pelo Brasil O Brasil foi dominado até os 20 minutos e ainda tomou um susto. Aos 19, Alpay aproveitou de cabeça um cruzamento e obrigou Marcos a se esticar no canto e fazer bela defesa. A partir de então, a seleção teve sete oportunidades de marcar. A primeira foi com Cafu. Depois de troca de passes do ataque e rolada de bola, o lateral entrou pela direita e chutou forte e cruzado, mas o goleiro Rustu defendeu. O melhor jogador turco em campo ainda foi bombardeado por Rivaldo e Roberto Carlos. Confiante, o meia arriscou duas de fora da área, uma passou perto da trave e outra forçou o rebote, concluído sem sucesso por Ronaldinho.

Mal no primeiro tempo, o atacante deu a volta por cima logo aos quatro minutos do segundo. Recebeu de Gilberto Silva na intermediária do ataque, driblou um zagueiro e, cercado por três adversários, entrou na área e tocou cruzado com o bico da chuteira, como Romário fez contra a Suécia na terceira partida da primeira fase da Copa de 1994. Ronaldinho ainda deu dois passes perfeitos para Edílson e Kléberson, mas ambos desperdiçaram dentro da área a oportunidade de ampliar. Com medo de que as dores na coxa esquerda voltassem, o craque saiu aos 22 para a entrada de Luizão.

A esta altura, a Turquia já tinha trocado Emre por Mansiz e começado a pressionar em busca do empate. Luizão perdeu chance sozinho dentro da área aos 26, dando um voleio desnecessário por cima do gol quando poderia dominar a bola ou ainda deixar para Rivaldo marcar. Scolari substituiu Edílson, apenas esforçado na marcação, por Denílson para decidir a partida nos contra-ataques. O driblador decepcionou novamente. Desperdiçou uma ótima oportunidade aos 35 ao tentar encobrir o goleiro quando poderia tocar para algum companheiro melhor colocado e só foi útil ao segurar a bola no final. Belletti ainda entrou no lugar de Kléberson e a seleção quase levou a torcida ao ataque do coração nos último dez minutos, deixando de ampliar e se classificar com mais tranqüilidade.

Felipe Barbalho, do GloboNews.com


Notícias

Data Título
07/05/2024 Programação do São João 2024 de João Pessoa
27/04/2024 Programação da Festa de Sant’Ana 2024
26/04/2024 Fortal irá ocorrer em uma nova Cidade Fortal
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024