Hoje é
04/07/25
-
Dia do Operador de Telemarketing;
Dia Mundial do Cooperativismo;
06/05/2007
Festival de Martins terá bares e restaurantes
Quando julho chegar, é tempo de subir a serra. Aliás, a mais bela da região, localizada no médio-oeste potiguar, a 370km de Natal e a 745 metros de altitude. É neste cenário que a cidade serrana de Martins recebe a 4ª edição do seu Festival Gastronômico e Cultural, marcado para acontecer de 12 a 15 de julho, na praça central Almino Afonso, batizada de Rua da Gastronomia.
Em vez de três, este ano serão quatro dias de boa gastronomia e programação cultural para o público local, turistas potiguares, profissionais da culinária, gourmets, viajantes das cidades vizinhas e desportistas que sobem a serra.
Com um caldeirão que mistura alta gastronomia produzida no RN, sabores da região, a boa música potiguar, artes plásticas, artesanato e cinema, o Festival de Martins acaba de agregar novos ingredientes. Além de restaurantes, este ano haverá bares e ainda tendas de degustação de vinhos.
Já confirmaram presença em Martins os restaurantes Piazzale, Paçoca do Pilão, Tenda do Chef (com o vencedor do ano passado, Eugênio Cantídio), Cervantes, Restaurante Moinhos (do hotel Termas de Mossoró), e Casa do Fondue. Dos bares, ganharão espaço na praça o Salsa Bar, o Iá Batata e o Árabe.
As oficinas de gastronomia montadas na praça principal, consideradas um sucesso na edição passada, voltarão com cursos ministrados na sexta-feira e sábado gratuitamente. No mesmo espaço haverá a competição dos chefs, que preparam seus pratos na hora para público e júri oficial. “Todos os eventos, shows e oficinas são gratuitos”, lembra o produtor Habib Chalita.
A produção do festival também quer que a cidade respire gastronomia: na praça central, telões e arquibancadas vão estar dispostos para que o público nos restaurantes e moradores da cidade possam acompanhar tanto os cursos e oficinas, como as criações dos chefs que estão concorrendo.
A programação cultural volta a oferecer atrações no coreto Manoel Onofre Jr e no palco Elino Julião. Além de shows de MPB, chorinho, forró pé de serra, jazz, instrumental e bandas de música, cinema no circo para a garotada e adultos, uma galeria de arte com peças de artistas plásticos de todo o Estado, e uma feira de artesanato típico.
Font: Tribuna do Norte
Produtos