Hoje é 14/05/24 - Dia do Segurador;


18/07/2002
Pipoca no Fortal

Tipo de notícia: Eventos

Uma das atrações mais populares do Fortal - tradicional micareta cearense - são as “pipocas”, os grupos independentes, que aquecem os foliões antes da entrada dos blocos oficiais. Este ano, um dos destaques será o cantor paraibano “Capilé”, acompanhado de sua banda. Natural de Campina Grande e em atividade há 13 anos, Capilé já lançou seis discos de axé e oito de forró. O músico já tem tradição em participar de micaretas - recentemente foi um dos destaques da Micarina (o carnaval de Teresina), ao lado das tradicionais atrações baianas. Este ano, o paraibano participa do Fortal pela 2ª vez. Segundo o produtor Nereu Andrada, o forte da banda é a mistura de ritmos no repertório, onde sobressai o forró, o frevo e o axé, além de covers de Ivete Sangalo, Timbalada, Skank, Charlie Brown Jr. No trio elétrico, o cantor estará acompanhado de sua banda, com 11 integrantes.

Velha conhecida dos carnavais cearenses e do público do Fortal, a banda Zanzibar, atualmente em excursão pelo Sudeste, retorna à Fortaleza exclusivamente para participar do Fortal. “Estamos animados porque vamos poder mostrar nosso forró na avenida, um ritmo tipicamente cearense. Este será a grande força do repertório, cerca de 95% das canções serão forró, de todos os estilos - xote, quadrilha, galope, romântico”, antecipa Magda Busgaid que, juntamente com Luís Weber, são proprietários da banda.

Na opinião da empresária, é muito positivo o fato da banda poder apresentar na avenida um repertório já afiado, exibido nos palcos do Sul. Mas, embora o grupo transite pelo forró atualmente, a Zanzibar iniciou sua trajetória - que já soma 10 anos - como representante local da axé music. Segundo Magda, a opção pelo Axé se justificava pelo fato da banda ser uma das atrações mais cotadas para os carnavais cearenses, comandando a folia momina nos trios elétricos. O grupo aderiu ao forró há cinco anos e, de acordo com a empresária, o saldo é muito positivo: lançado há pouco mais de um mês, o último disco da banda (“Ao Vivo 2”) já vendeu mais de 100 mil cópias. Atualmente, a Zanzibar é formada por 16 componentes, sendo quatro vocalistas, quatro bailarinos e oito músicos.

Na pipoca do Fortal, também tem tempero baiano. Este ano, a banda Kissukila faz a sua estréia na micareta cearense. O produtor do grupo, Cícero Menezes, que já trabalhou com “A Timbalada” e “As Meninas”, não tem dúvidas quanto ao sucesso da atração. “A banda já existe há dois anos e já lançou um CD de canções inéditas chamado Kissukila nas Palmeiras. Nossa música tem conseguido destaque por ser diferenciada: na harmonia, utilizamos duas guitarras, flautas e saxofones - o resto fica a cargo da percussão. Além disso, misturamos elementos da música pernambucana - a bateria é revestida com couro de bode”, explica ele.

Formado por nove integrantes, o grupo parece ter conquistado o público baiano - a kissukila foi destaque, há algum tempo, no “Fantástico”, como uma das promessas para o carnaval de Salvador. No repertório para o Fortal, a banda promete covers Ivete Sangalo, Lulu Santos, Cazuza, Ana Carolina e Pinduca - o Rei do Carimbó. “Conheço bem o Fortal. Considero esta uma das principais micaretas do País”, diz Menezes.

Com somente dois meses de existência e novata no circuito das micaretas, o grupo Yobaiou faz este ano a sua estréia no Fortal. Recentemente, a banda participou da Micarina (PI), onde teve boa aprovação dos foliões. “Em Teresina, sentimos o gostinho de estar no trio elétrico. Estamos muito ansiosos e ao mesmo tempo felizes por termos sido convidados para o Fortal”, ressalta a produtora Eliana Lima e Silva. Apesar do curto tempo de estrada, a banda, que segue o estilo zouk - um tipo de música caribenha - já lançou um CD chamado “Atrevido”. A banda é formada por 11 integrantes e tem como destaque a vocalista Silvana Araújo.

A banda “Largatixa com Torcicolo” também está incluída na programação independente. Com 4,5 anos de existência, o grupo se apresenta no Fortal pela 1ª vez. Em seu início, a banda enveredou pelo samba e pagode, para aterrissar de vez no suingue, na esteira dos grupos baianos de sucesso. O repertório, de acordo com a produtora Vera Lúcia Caravina, inclui canções próprias e covers de artistas baianos.

A lista de atrações da “pipoca” inclui ainda os grupos “Caribean Kings” e “Pólos do Samba”. Entre os dias 25 e 28 deste mês, data da micareta, as bandas independentes se revezarão no trio para garantir a diversão dos foliões.


Notícias

Data Título
07/05/2024 Programação do São João 2024 de João Pessoa
27/04/2024 Programação da Festa de Sant’Ana 2024
26/04/2024 Fortal irá ocorrer em uma nova Cidade Fortal
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024