Hoje é 24/04/24 - Dia do Agente de Viagem; Dia Internacional do Jovem Trabalhador;


11/08/2008
Bregareia 2008

Tipo de notícia: Bregareia

Foi confirmado para os dias, 26, 27 e 28 de setembro a realização do XII Festival Brasileiro da Cachaça e Rapadura – Bregareia 2008.  A Secretaria de Turismo e Eventos da cidade de Areia, localizada no brejo da Paraíba confirmou a apresentação da Banda Cinzeiro de Motel. A Banda reuniu na edição passada da festa mais de 30 mil pessoas no Pátio de Eventos. A Banda Cinzeiro de Motel surgiu em Natal, Rio Grande do Norte, com a determinação de mudar o cenário musical dos dias de hoje, e mantêm o objetivo de trazer de volta, as músicas de sucesso da época de ouro quando às s emissora de rádio tocavam o melhor do forró e brega. “Sempre com o objetivo de inovar temos certeza que vamos fazer todo mundo se divertir bastante no Bregareia 2008”, garantiu o vocalista da Banda Júnior Careca.

As outras atrações devem ser anunciadas até o início do mês de setembro. “É sempre importante manter o suspense para o fator surpresa ser um componente mais saboroso. Ainda temos tempo para sintonizar com as opiniões através de sites que devem surgir nos próximos dias. É saudável interagir com o publico”, disse o Secretário de Turismo e Eventos da cidade de Areia, Ney Vital.

Antes da festa será possível para visitantes e turistas enveredar este ano pelo clima ameno desfrutando e conhecendo o Roteiro Civilização do Açúcar – Caminhos dos Engenhos. Este roteiro oferece, por exemplo, aos interessados uma visita ao Museu da Rapadura, localizando no Centro de Ciências Agrárias,  a trilhas ecológicas na Mata do Pau Ferro, um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica, degustação e visitas técnicas aos Engenhos produtores de cachaça: Engenho Quati, Vaca Brava, Cachaça Triunfo, Serra de Areia, Bruxaxá, Matuta, Vitória, Turmalina da Serra, Serra Preta, Serra Limpa, Dona Encrenca, Talante, Anel do Brejo, Rainha, Cobiçada, Dona Branca, Tambada e Caruçu entre vários outros empreendimentos.

“Teremos também a apresentação no Teatro Minerva da peça teatral A Bagaceira, homônimo da obra do escritor José Américo de Almeida que soube dar um significado social aos engenhos ao escrever o livro que este ano completa 80 anos da primeira edição”, disse Ney Vital, acrescentando que haverá exibição de documentários referentes ao tema da produção da cachaça e rapadura. Na programação consta o documentário produzido pelos estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, “Da Rapadura ao Berço da Cultura”, e  Senhor do Engenho, de Bertrand Lira. “ Este ano também será prestada uma homenagem ao cantor e compositor baiano Valdik Soriano que completou 76 anos e já não está nos palcos devido doença que o impede de realizar apresentações/shows”, garantiu Ney Vital.

“Setembro é o mês que podemos trabalhar a diversidade cultural seguindo o mesmo exemplo do vizinho Estado de Pernambuco fez com os Festivais de Inverno - antigo Cicuíto do Frio. Eles incluíram outros saberes. Cultura e arte podem se associar ao movimento da música dor de cotovelo e divertir a todos. Garanhuns promoveu agora um evento estabelecendo apresentações para Dominguinhos, discípulo de Luiz Gonzaga a Reginaldo Rossi, considerado Rei do Brega. O Evento superou todas as expectativas em sucesso”, defendeu Ney Vital.

Faltando pouco mais de 40 dias para realização do evento algumas pousadas da cidade já estão com reservas garantidas para os dias do Festival da Cachaça e Rapadura. “Já fechei negócio com excursões de Maceió e  outros lá do Rio Grande do Norte”, garantiu a empresária do setor hoteleiro, Fleuriza Soares.

DESTAQUE INTERNACIONAL:


Celebrada na revista Playboy e jornais de circulação nacional a cachaça ganha cada vez mais espaço no setor de destilados. São mais de 5 mil marcas de cachaças legalizadas no Brasil e uma produção de cerca de 1,4 bilhão de litros anos. O Estado da Paraíba produz anualmente cerca de 12 milhões de cachaça e é uma das maiores exportadoras da bebida. O movimento financeiro por ano em torno da cachaça alcança a  marca de mais de 45 milhões. Atualmente a cachaça é um dos produtos mais vendidos e degustados  nos bons restaurantes. Para colecionadores da bebida os valores de algumas garrafas atingem até 900 reais.

Boa parte da produção de cachaça paraibana poderá ser degustada em Areia durante o XII Festival da Cachaça e Rapadura – Bregareia 2008. “Além de apresentarmos durante o festival o melhor da música forró e brega temos a meta de divulgar as potencialidades do município e região, onde a produção e comercialização da cachaça tem sido responsável pela movimentação econômica garantindo geração de renda e emprego”, declarou Ney Vital.

Exemplo de sucesso é a exportação das cachaças produzidas em Areia para o exterior. Recentemente foi nos jornais divulgado a exportação da Cachaça Triunfo para Itália, Serra de Areia para os Estados Unidos e Turmalina da Serra para Portugal. Em Alagoa Nova, cidade que integra o Roteiro Cultural – Caminhos do Frio, segue também a  trilha do sucesso a Cachaça Serra Preta que foi citada na revista  European Cigar Cult Journal.

“É o reconhecimento de que a Paraíba tem cachaça de qualidade para se destacar em qualquer lugar. As conquistas são frutos de investimentos na produção aliado aos cuidados para não mudar a essência de uma boa cachaça”, finalizou Olavo Crus de Lira, empresário. 



Notícias

Data Título
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal