Hoje é 29/03/24


22/09/2008
XII FESTIVAL BRASILEIRO DA CACHAÇA E DA RAPADURA - BREGAREIA 2008

Tipo de notícia: Bregareia

Considerada uma das mais bucólicas e aprazíveis cidades paraibanas, Areia, no Brejo, já vive o clima de sua maior festa, o Bregareia & Festival da Cachaça e da Rapadura, o maior evento mundial do gênero. São três dias de muita música brega na cidade, por onde desfilam "celebridades do ramo" como Reginaldo Rossi, considerado o "rei", Zezo, Labaredas, José Orlando, Cinzeiro de Motel, Paulo Márcio, dentre outras.

O evento, que este ano chega a sua décima segunda versão, está confirmado para os dias 26, 27 e 28 de setembro. Além da programação artística, os turistas que visitarem Areia no período da festa também terão oportunidade de participar de palestras, cursos, festival gastronômico e exposições e visitarem os engenhos.

Situada a quase mil metros de altitude e em uma das mais belas regiões do interior paraibano, Areia é uma verdadeira jóia arquitetônica: tombada pelo Patrimônio Histórico, a cidade mantém intacto um dos mais bem preservados casarios do Nordeste.

Terra natal de nomes expoentes como o do ministro José Américo de Almeida e do famoso pintor Pedro Américo, Areia mantém preservado também o Teatro Minerva, construído em 1859 e o mais antigo do Estado, por onde passaram grandes nomes da arte do Brasil. Os turistas que por lá aportam ainda se encantam com o clima do lugar. A temperatura fica sempre entre 15 e 19 graus, transformando em especiais as noites de inverno. Este ano, inclusive, Areia fez parte do Projeto "Circuito do Frio", atraindo milhares de turistas para sentir o clima ameno que a localidade ostenta.

O município proporciona excelentes passeios pela sua zona rural, principalmente nos engenhos de cana-de-açúcar, com o visitante podendo conhecer a fundo como se produz a verdadeira cachaça brejeira, além da rapadura. São vários os engenhos na região.

Um museu preserva uma típica casa grande. Sua construção data do século 19. No acervo estão utensílios da época, como móveis rústicos, inclusive, um relógio de parede de 226 anos. Devido ao grande número de visitantes ao museu, foi reservada uma sala para exposições e realizações de cursos, com o intuito de resgatar e divulgar a importância cultural da cidade.

Evento gera emprego e renda

O Bregareia & Festival da Cachaça e da Rapadura, no entanto, não se resume à festa. Com um público estimado em 90 mil pessoas (30 mil por noite), o evento também proporciona emprego e renda, conforme a prefeitura muncipal. O secretário de turismo e eventos, Ney Vitla comemora a grande procura pelas hospedagens alternativas, levando em consideração que a cidade na época da festa é verdadeiramente invadida por turistas de vários Estado do Brasil e até do exterior, e os hotéis e pousadas de Areia e de cidades circunvizinhas ficam superlotados.

"As pessoas vão para as casas de familiares e alugam as suas moradias; uma forma de ganhar um dinheiro extra, além do mais, os bares e restaurantes faturam alto, aquecendo a economia do município", comemora o secretário.

O público que comparece ao Bregareia é variado: o lado brega atrai os chamados "cinquentões", mas os jovens também comparecem em massa, atraídos pelo lado jocoso da festa. Da capital João Pessoa e de Campina Grande, por exemplo, são organizadas dezenas de excursões a partir das universidades.

Artistas da Terra. A prefeitura Municipal de Areia, desde o início desta gestão tem aberto espaço para a apresentação dos artistas da cidade de Areia durante os três dias do Festival. Segundo o secretário de Turismo é uma grande oportunidade para os cantores locais apresentarem os seus trabalhos ao público presetente. "É a valorização dos nossos artístas que já estão colhendo bons frutos desde o ano de 2005, quando começaram a se apresentar no Bregareia".

Programação

Atrações: 26 a 28 de Setembro.

Palco 01 -  21horas - Calçadão João Cardoso
Zezo, Labaredas, José Orlando, Cinzeiro de Motel, Reginaldo Rossi, Paulo Márcio, Banda Vôo Livre, Toque de Sedução, Tinho e Banda.

Sábado e Domingo: 15h ás 18h30
Palco 02. Praça do Centro da Cidade.
Banda Chapéu de Couro, Remédio e Desmantelo, Banda Andróides, Banda Ciclone, Flavinho e Forrozão Kaliban, Daniel da Jussara, Epitácio Roque, Wendel, Carlinhos, Ronaldo Lupe, Jéferson Garzally. 



Notícias

Data Título
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal
06/03/2024 Festa social de Santa Rita de Cássia divulga preços de lote promocional de senhas
10/02/2024 Câmera de Ação 4k
05/02/2024 Zé Pereira das Crianças 2024 em São João do Sabugi/RN