Hoje é 01/10/14 - Dia do Prefeito; Dia do Representante Comercial; Dia do Vendedor; Dia Internacional do Idoso;

Caldo de ova de curimatã: caviar do Nordeste

30/05/2003

Uma das receitas típicas mais saboreadas do Nordeste, o caldo de ova de curimatã, foi divulgada em roteiro gastronômico nacional através da conceituada revista Gula. A edição de abril citou o caldo como "um diferencial dos restaurantes natalenses". O jornalista da revista esteve no restaurante Samô Frutos do Mar, que há dois meses colocou a iguaria no cardápio.

"Agora é o carro chefe dos nossos petiscos", afirma o proprietário Eliton Júnior. No cardápio, o caldo de ovas está apropriadamente chamado de "caviar do Nordeste". No Samô, o caldo recebeu alguns elementos a mais além dos ingredientes originais: é puxado no aziete de oliva, cebola e tomate, ova fresca de curimatã, caldo de peixe, leite de coco, coentro, azeite de dendê, nata fresca, sal e colorau. Acompanha torradas.

Segundo Eliton, o chef da casa acrescentou alguns elementos da cozinha mais sofisticada do Samô com alguns elementos regionais. "Para dar um diferencial e ficar com a cara do restaurante", explica. O "caviar nordestino" agrada desde os curiosos, até os consumidores tradicionais. "É um prato difícil de se achar por aí. Por isso é tão apreciado", ressalta.

PARA BEBER - Além do caldo de ova de curimatã, a revista gastronômica também citou outro item da casa: as caipiroscas de frutas. As combinações etílicas com vodka e frutas podem ser encontradas aos sabores sw abacaxi, laranja, morango, kiwi, caju e a saborosa graviola. Mas, apra acompanhar um bom caldo, recomenda-se uma brasileiríssima caipirinha. É dica da casa.

SAMÔ FRUTOS DO MAR — Av. Engenheiro Roberto Freire, 9036, Ponta Negra. Tel.: 219-3669.