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24/11/2020
Como fazer um texto persuasivo em 8 passos

Tipo de notcia: Marketing Digital

Ter bons argumentos e usar tcnicas de copywriting fazem parte da resposta para essa pergunta, mas no so os nicos aspectos a serem considerados.

Escrever com persuasão não significa apenas vender para o seu público, mas também convencê-lo de que o que você diz é verdade, que você é um especialista (ou entrevista especialistas) no seu nicho e que ele pode seguir suas instruções para alcançar resultados. Isso garante que leitor retorne ao seu site e leia sua versão dos fatos, em vez da versão de qualquer outra pessoa. Isso significa que eles vão acompanhar o seu blog e compartilharão seu conteúdo, tudo porque acreditam realmente que você é uma autoridade confiável em um determinado assunto.

As pessoas chegam ao seu blog ou landing page para obter dicas e soluções para seus problemas. Elas se inspiram ao buscar informações valiosas e se motivam. Se você não conseguir cativar o seu leitor, poderá perdê-lo. Então você precisa “atacá-lo” enquanto ainda estiver fresco em sua memória. Se você não souber como fazer um texto persuasivo, deixará o leitor insatisfeito ou pior, sem desejo de visitar seu blog novamente. Convença-o apenas uma vez e você terá ganho um leitor ou alguém que acha que vale a pena compartilhar seu trabalho em seu site ou mídias sociais.

Anatomia do Post perfeito

  1. Objetivo é chamar atenção - seu título é lido mais do que qualquer outra coisa em seu site. É por isso que seu servidor de títulos tem um objetivo: chamar a atenção para que as pessoas se sintam compelidas a ler sua abertura.;

  2. Percepção chave - os profissionais de marketing direto sabem há muito tempo que, se você fizer as pessoas lerem suas primeiras 3-4 frases, é mais provável que leiam todo o seu artigo. Dito isso, o objetivo da sua abertura é fazer com que as pessoas leiam a sua abertura ... e é isso.;

  3. Percepção chave;

  4. Grande promessa;

  5. Conectar emocionalmente;

  6. Frase de Efeito

  7. Grande promessa 2

  8. A Seção de Como fazer

  9. Comprar ou assinar?

Dicas para escrever em 8 passos

  1. Saiba para quem você está escrevendo

    Como você pretende convencer alguém sobre algo se você não sabe nem quem é a pessoa com a qual está falando? Conhecer suas personas é fundamental para compreender quem é o público com o qual você deseja falar. Essa análise vai permitir que você compreenda quais são:
    1. seus objetivos;
    2. suas necessidades;
    3. desejos;
    4. dúvidas.

      Com isso em mãos tudo fica mais fácil, inclusive definir o que será escrito. Ao saber quem é seu público e quais são as suas dúvidas e aflições você poderá criar textos que vão chamar atenção dos usuários certos.
       
  2. Considere as diferentes etapas do funil de vendas

    Personas podem estar em diferentes fases da jornada do cliente. Por isso é importante que você desenvolva conteúdos para cada uma das etapas do funil de vendas. Faz parte da compreensão de como fazer um texto persuasivo entender quais as dúvidas e saná-las no momento certo. Clientes em fases diferentes possuem dúvidas diferentes. Com isso em mente, seu objetivo deve ser produzir textos convincentes que ajudem a levar leads e usuários ao fundo do funil.
     
  3. Defina o assunto

    A próxima etapa para fazer um texto convincente é a escolha do assunto. A análise de personas e o funil de vendas ajudam a chegar aqui, mas não representam tudo. Usar plataformas como o Google Keyword Planner vai ajudar você a entender quais assuntos estão em alta nas buscas no mecanismo de pesquisa e, consequentemente, vai auxiliar em sua estratégia de SEO. Entretanto, não apenas para isso a ferramenta serve. Mais uma vez você vai poder identificar quais as principais dúvidas de seus clientes em potencial e criar conteúdos específicos e completos.
     
  4. Defina o argumento central do texto

    Você já tem o assunto, mas qual é o argumento que você irá defender? Reúna uma lista de dados, informações, depoimentos que ajudem a provar que esse argumento é forte e deve ser o adotado pelo leitor. Cite também argumentos contrários e “desmanche-os”. Isso é muito importante para que leitor veja que sua pesquisa foi profunda e para que ele sai do seu texto sem “pulgas atrás da orelha”. Pense nas objeções que seu leitor pode levantar e responda-as.
     
  5. Apele para as emoções humanas

    Nem tudo é razão quando falamos sobre como fazer um texto persuasivo. Usar gatilhos mentais que estimulem as emoções e se conecte realmente com o leitor. A ideia é que você use argumentos racionais para reforçar suas ideias e argumentos, mas combine uma dose de sentimento e emoção para trazer o leitor, definitivamente, para você. Por exemplo, você está tentando provar que um software de gestão financeira para microempresas vai permitir que o empreendedor tenha mais tempo para a vida pessoal? Uma forma de usar a emoção é falar sobre os momentos em que ele deixa de estar com o filho para fazer balanços de fluxo de caixa… Não seja apelativo. Use essa estratégia com sabedoria e elegância. Aprofunde-se no assunto, no artigo; “Como usar gatilhos mentais: 5 exemplos para vender mais”.
     
  6. Aplique técnica de copywrting

    O copywriting é um conjunto de técnicas de escrita usadas para transmitir uma mensagem e alcançar um público de maneira a produzir uma ação. Os redatores web geralmente são copywriters. Eles sabem como organizar o texto de forma a convencer o leitor sobre seus argumentos.  Umas dessas técnicas é usar bullet points quando precisar listar mais de 3 tópicos. Isso dá fluidez ao texto e ajuda o leitor a entender com mais clareza seus argumentos.
     
  7. Crie uma boa introdução

    As primeiras linhas do seu texto são decisivas. Elas irão determinar se um leitor irá continuar a ler seu texto ou irá procurar outra fonte que responde melhor a sua pergunta. De nada adianta criar um texto excepcional e ninguém ler além do primeiro parágrafo. Por isso, a busca por como fazer um texto persuasivo deve começar com a introdução do blog. Entre as técnicas que você pode aplicar estão: usar um argumento que desperte emoção, por exemplo, uma frase que comece com “você já passou por isso”, “já deve ter vivido aquilo”. Conhecendo bem sua persona você vai saber quais frases usar. use dados e pesquisas atuais que comprovem seu argumento.
     
  8. Finalize seu artigo com maestria

    Você está neste guia de como fazer um texto persuasivo, porque? Para convencer seu leitor sobre seu argumento. Esse convencimento, geralmente, gera uma ação. Essa ação deve ser estimulada, principalmente, no final do texto. Assim como a introdução, a conclusão de um conteúdo é fundamental para “amarrar o leitor” e impedi-lo de sair da sua página sem fazer algo que confirme que ele compreendeu e concordou com o que você disse. Resumir os principais pontos do seu argumento é uma boa forma de concluir um texto. Entretanto, aproveite para instigar seu leitor a fazer algo, seja: ler outro artigo; se inscrever em um curso; baixar um ebook; comprar seu produto. Mesmo que seu artigo tenha sido convincente você vai precisar se esforçar para mostrar que o usuário pode aprender mais se seguir o caminho que você está indicando! 

Referências

https://blog.lahar.com.br/marketing-de-conteudo/como-fazer-texto-persuasivo/



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