Hoje é 24/04/24 - Dia do Agente de Viagem; Dia Internacional do Jovem Trabalhador;


25/11/2020
Como usar gatilhos mentais

Tipo de notícia: Desenvolvimento Pessoal

Os gatilhos mentais deve ser usados para ajudar seu público a perceber que você tem o que eles querem e precisam.

Existem inúmeros gatilhos mentais, entretanto, neste artigo vamos nos concentrar em entender como funcional cinco deles:

Pertencimento

Saber como usar gatilhos mentais relacionados ao pertencimento é uma das estratégias mais fortemente usadas por marcas de todo o mundo.

Isso acontece porque é da natureza humana o desejo de pertencer a alguma coisa. Isso inclui pertencer a uma família ou a um grupo.

Com muita frequência compramos produtos e serviços para nos sentirmos parte de algo.

É claro que esse desejo está no nosso inconsciente. O que o torna ainda mais poderoso!

Entretanto, um profissional que sabe como usar esse gatilho, cria em torno de uma marca uma ideia de grupo.

É daí que vem a ideia de personalidade de marca, por exemplo.

Através da comunicação de uma forma de ser de uma marca, que as pessoas se conectam para fazer parte do grupo que ter a mesma “personalidade” dessa empresa.

Isso acontece muito, por exemplo, em torno dos usuários dos produtos Apple.

A necessidade de pertencimento é tão grande que ao se sentir desconectado de tudo e todos, é mais provável que você sinta sentimentos como a solidão e a depressão.

No marketing, criar um sentimento de pertencimento nos clientes satisfaz as necessidades psicológicas básicas. As empresas devem procurar construir comunidades de marca que permitam aos clientes sentirem que pertencem a algo, são ouvidos e podem contribuir.

Leia também: Branding: o que é e como melhorar a gestão da sua marca

Reciprocidade

O princípio da reciprocidade tem como base a ideia de que quando alguém nos dá algo, nos sentimos compelidos a devolver algo em troca. Então, como você pode fazer o gatilho mental de reciprocidade trabalhar a seu favor? Uma das formas de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo. Você pode oferecer conteúdos relevantes como:

Uma outra forma, ainda mais clássica de usar essa gatilho é por meio de brindes e amostras grátis. Em caso de lojas virtuais por exemplo, colocar amostras de outros produtos no produto enviado é um gatilho mental que pode estimular a repetição de compras, além de ser uma estratégia de marketing digital para e-commerce extremamente eficiente. Esses são ótimos exemplos de como usar gatilhos mentais de maneira que a marca e os clientes saiam ganhando.

Escassez

Quanto mais difícil é conseguir alguma coisa mais valor você dá a ela. Você já deve ter ouvido algo assim ou mesmo sentido algo parecido. O que impulsiona o gatilho mental da escassez é o medo de perder. Acredite, esse sentimento de medo é mais valioso do que o desejo de ganhar. Por isso, esse gatilho impulsiona mudanças no comportamento do consumidor. Por quê a escassez é um gatilho mental tão poderoso? Porque queremos o que não podemos ter. Mas como usar a escassez no marketing? Quer um exemplo prático? O Booking emprega o gatilho de escassez exibindo contagem regressiva de quantidade – “Muita procura – só mais 1 quarto disponível”.

Compromisso e consistência

Os gatilhos de compromisso e consistência diz que as pessoas farão grandes esforços para parecerem coerentes em suas palavras e ações. É exatamente por isso que grandes mudanças no estilo de vida, como se “ficar um ano sem comprar roupas” são muito mais bem-sucedidas quando o objetivo é compartilhado com mais pessoas. No vídeo abaixo você confere esse compromisso feito por uma influenciadora e entende como essa parceria pública torna as ações mais comprometidas. Como usar gatilhos mentais no marketing, nesse caso? Tente criar um compromisso entre seu cliente e sua marca. Um simples compromisso como a assinatura de newsletter manterá a relação entre sua marca e seus clientes mais próxima.

Prova Social

Quer gostemos de admitir ou não, a opinião dos outros é uma força poderosa, com a qual nos preocupamos constantemente. Você pode usar esse gatilho incluindo em suas ações de marketing elementos como depoimentos e avaliações de clientes e parceiros. Com a internet tudo esses elementos se tornaram ainda mais importantes para a tomada de decisões de compra. Redes sociais, avaliações de estrelas no Google, sites para avaliação de empresas como o Reclame.Aqui e comentários em sites e lojas virtuais, tornaram as provas sociais um importante gatilho de compra. Cada dia mais os influenciadores digitais se tornam parte as estratégias para usar o gatilho de prova social. Aproveite todas as formas de compartilhar o que seus clientes acham de você e use isso a seu favor para conquistar novos consumidores.

Referências

https://blog.lahar.com.br/vendas/como-usar-gatilhos-mentais/



Notícias

Data Título
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal