Hoje é 29/03/24


06/04/2020
5 pontos sobre como fazer um texto persuasivo

Tipo de notícia: Desenvolvimento Pessoal

1. Seja preciso para persuadir seu leitor

O primeiro ponto sobre como fazer um texto persuasivo é: ninguém quer ler um artigo cheio de erros de ortografia, pontuação ou erros factuais. Se o seu leitor tiver que subconscientemente corrigir seus erros de gramática ou ortografia durante a leitura, ele não será persuadido pelo seu trabalho. 

As pessoas leem revistas e livros por terem uma escrita bonita. Por outro lado, elas leem o seu blog para obter informações e ajuda. Eu não estou dizendo que você não deveria escrever lindamente, mas uma linguagem muito florida vai retardar seus leitores no processo, se não houver substância – um fato ou uma ação para o que você está dizendo. Seja específico e direto. Use descrições poderosas e chegue direto ao ponto.

Pesquise sobre o tema, defenda-o, expresse-o bem e siga em frente!

2. Seja honesto ao persuadir seu leitor

Não faça afirmações no título e/ou na introdução que você não vai cumprir ao longo do artigo. Essa desonestidade é irritante e, na maior parte, sem utilidade. Você tem que concordar que quase tudo sobre o que escrevemos hoje já foi abordado na web. Seu trabalho ao escrever um texto persuasivo é fazer com que ele se destaque como confiável.

Se você prometer as “5 dicas para melhorar a eficiência no trabalho” em seu título e introdução, faça isso. Explique cada ponto e realmente dê aos seus leitores algo benéfico, algo que eles possam realmente aprender e recriar.

Outro ponto de como fazer um texto persuasivo é embasar suas afirmações com fatos. Use outros trabalhos do seu próprio site, mas também crie links para outros sites de autoridade que tornem seu ponto mais claro para seus leitores.

Se você for honesto, seu artigo será persuasivo. Se você ganhou a confiança dos seus leitores (eles sabem se o que você está dizendo é verdade), então eles estarão mais dispostos a comprar o que você está vendendo no final ou clicar no botão “inscrever-se na newsletter” que você tem colocado no CTA final do seu post.

Leia mais: Como ter um blog de sucesso: aprenda com os maiores blogueiros da atualidade.

3. Seja original ao escrever um artigo persuasivo

A última coisa que os leitores atuais e potenciais querem ver no seu blog é o material “requentado” que você pesquisou ou copiou de outros sites em seu nicho. Eles leram lá e vieram até você para ler algo novo e de valor.

Se o seu blog fornecer informações novas, você terá vantagem sobre os outros sites em seu nicho. Pesquise e certifique-se de editá-las corretamente. Forneça valor e seja o principal especialista.

Mesmo que nenhum tópico seja completamente original na internet, há sempre uma vantagem – uma perspectiva diferente que você pode explorar. Use sua imaginação e aproxime seu assunto de ângulos que ainda não foram abordados nos sites de seus concorrentes.

Outras dicas de como fazer um texto persuasivo e original são:

4. Adicione seu toque pessoal para ser persuasivo

Já dissemos que a maioria dos tópicos de blogs já foi abordada em detalhes. Se você inventar uma ideia completamente nova para blogar, por favor me avise. Eu gostaria de participar! O elemento que torna seu artigo mais legível e original é o fato de você colocar um pouco sobre você mesmo (ou sua empresa) nele.

Não importa o quão espertos sejam seus concorrentes, eles não podem compartilhar a história que você pode – porque é sua, tirada de sua vida pessoal ou dos resultados gerados pela sua empresa.

Você não precisa revelar muito de si mesmo, mas começar o post com algo pertinente em sua vida ou da história da sua empresa chama a atenção do leitor. Eles te conhecerão mais e estarão mais dispostos a se envolverem com o seu post e lê-lo.

Além disso, histórias pessoais abrem você e sua vida para seus leitores. Se eles gostam de você, então eles vêm ao seu blog para ler o que você disse, em vez de outra pessoa.

Deixe-os ver um pouco mais de você. Deixe-os entrar na sua vida um pouco mais. Faça isso enquanto ensina e você vai virar mestre em como fazer um texto persuasivo.

5. Suporte seus argumentos com dados

Você pode fazer o máximo de afirmações no seu texto, como quiser, mas apoie os argumentos com dados, senão será apenas você falando.

Se o objetivo é persuadir alguém a fazer alguma coisa, você terá que fornecer alguns dados para que ele acredite no que você está dizendo e veja que os dados mostram a experiência de outras pessoas renomadas.

Portanto, em vez de apenas se gabar do que você acredita ser verdade, apoie-se em evidências e dados para dominar como fazer um texto persuasivo e interessante.

Fonte: https://vooozer.com/pt/blog/marketing-de-conteudo/como-fazer-texto-persuasivo/



Notícias

Data Título
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal
06/03/2024 Festa social de Santa Rita de Cássia divulga preços de lote promocional de senhas
10/02/2024 Câmera de Ação 4k
05/02/2024 Zé Pereira das Crianças 2024 em São João do Sabugi/RN