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15/12/2003
Ypióca lança Cachaça sem Álcool

Tipo de notícia: Absurda
Ypióca lança Cachaça sem Álcool

O grupo Ypióca, o maior fabricante de aguardentes do Brasil, anunciou uma novidade que promete revolucionar o consumo de cachaça no país: o destilado de cana sem teor alcoólico.

A cachaça sem álcool é uma bebida destilada produzida a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar, mas que passa por um processo de remoção do álcool após a destilação. Ela é produzida da mesma maneira que a cachaça convencional, mas o álcool é removido por meio de técnicas de destilação a vácuo ou por meio de trocas de íons.
 
A cachaça sem álcool é uma opção para aqueles que desejam evitar o consumo de álcool, seja por razões de saúde ou por qualquer outro motivo. Ela pode ser consumida pura ou misturada em cocktails, assim como a cachaça convencional. No entanto, a cachaça sem álcool não possui o mesmo teor alcoólico da cachaça convencional e, portanto, não produz os mesmos efeitos.

A cachaça sem álcool é uma bebida relativamente recente e ainda é pouco comum no mercado, em comparação com a cachaça convencional. No entanto, ela pode ser encontrada em alguns estabelecimentos especializados ou em lojas online.A “Ypióca 04” promete o mesmo sabor da cachaça, mas ao contrário do seu similar “comum”, que tem quase quarenta graus de teor alcoólico, ela tem menos de um por cento de álcool. “São 0,4o GL, cem vezes menos do que uma cachaça comum e mais de dez vezes menos do que uma cerveja”, afirma Ticiano Sampaio, engenheiro químico responsável pela façanha.

O próprio nome “Ypióca 04” já ressalta a proeza do produto: “Você pode beber uma garrafa inteira e ainda vai poder fazer o 4”. Teores de álcool tão ínfimos tornam o produto próprio para o consumo de crianças, o que levanta uma questão ética relevante: fazer uma criança se acostumar com o sabor da cachaça, mesmo que esta não seja prejudicial à saúde, é um ato responsável?

A destilaria garante que o marketing do produto não será nem um pouco voltado para o público infantil. “Nosso foco está nas pessoas que gostam de sair e tomar várias caipirinhas, mas não querem correr o risco de dirigir alcoolizadas. Acreditamos que este mercado é enorme”, diz Ticiano.

O processo de fabricação da aguardente sem álcool é o maior segredo do grupo. A linha de produção está completamente isolada das demais, em uma área de segurança restrita. “Nós sabemos que, diante de grande sucesso mercadológico que nos aguarda, logo seremos copiados. Queremos pelo menos tornar a tarefa mais difícil para os concorrentes”.

Referências

https://www.instagram.com/cachacaypioca/

https://www.facebook.com/ypiocaoficial/


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