Hoje é 25/04/24 - Dia do Contabilista;


30/05/2002
Erro 678 - o 666 dos usuários de XP

Tipo de notícia: Tecnologia

Seiscentos e setenta e oito. Se você tremeu ao ler este número, provavelmente é um usuário de Windows XP tentando configurar uma conexão DSL sem sucesso.

No XP, a mensagem "Erro 678" deveria indicar que um computador remoto não respondeu a uma tentativa de conexão. Na realidade, ela é uma vaga indicação de que algo, em algum lugar, de alguma maneira, deu errado.

E algo saiu errado para uma enorme quantidade de usuários do XP que assinam conexões DSL (incluindo os editores de Wired News), a julgar pelo grande número de relatos de erros "678" em grupos de notícias e fóruns de suporte técnico.

Nem todos os usuários de XP e DSL esbarram em uma sólida parede de erros, mas aqueles que enfrentam este problema dizem que ele é extremamente difícil de corrigir. Geralmente, os testes de "troubleshooting" padrão indicam que o serviço DSL, o modem e a conexão funcionam perfeitamente.

No entanto, essas pessoas simplesmente não conseguem acessar a Internet. E aqueles que já se submeteram a algumas rodadas inútes de suporte técnico podem não ficar nada contentes em saber que, ao que parece, a causa para muitos desses problemas é um simples conflito de gerações: os softwares e conexão DSL fornecidos pelos provedores contêm código antigo que não convive muito bem com parte do Windows XP.

Os usuários que optaram por instalar o serviço por conta própria recebem um software fornecido pelo provedor de acesso e devem instalar este software para configurar a conexão. A maioria desses pacotes de programas contêm uma cópia do PPPoE (Protocolo de Ponto a Ponto por Ethernet), o protocolo padrão que cuida da conexão do computador pessoal com o serviço de banda larga. Basicamente, o que o PPPoE faz é identificar o usuário para o provedor.

Os provedores realmente gostam do PPPoE. Ele permite que eles usem seus sistemas existentes de autenticação discada com as contas de banda larga. Usando esta autenticação, os provedores podem medir a utilização do acesso e oferecer serviços pagos extras. Assim, a maioria dos provedores inclui uma cópia do PPPoE em seu disco de instalação de serviços DSL.

Acontece que o Windows XP vem pré-instalado com sua própria versão do PPPoE. E as versões do PPPoE fornecidas recentemente pela Earthlink e pela Verizon, dois grandes provedores americanos, não apenas são incompatíveis com o Windows XP como também podem destruir o PPPoE desse sistema operacional.

O representante da Earthlink, Brian Kovalesky, confirmou que os clientes da empresa que utilizam o XP e tentaram instalar o software de conexão fornecido com o serviço encontraram problemas quando o PPPoE da companhia entrou em conflito com o do Windows. "Nossa solução tem sido atualizar nosso software para uma versão mais recente (5.0.7). Se você instalar a versão antiga de nosso software DSL com o WinPoet, que não é compatível com o XP e que abre uma janela de diálogo no começo da instalação avisando esta incompatibilidade, geralmente terá problemas".

Os clientes da Earthlink contatados por Wired News não estavam satisfeitos com a forma como a companhia vem lidando com o problema. Eles dizem que informaram os vendedores da empresa de que usavam o XP ao contratarem o serviço, e não foram avisados de que o software fornecido poderia não funcionar em seus sistemas. "Quando rodei o programa, apareceu um aviso dizendo que ele não havia sido testado com o XP, mas já que o representante da Earthlink me vendeu o software DSL para XP com um sorriso nos lábios, pensei que isso não seria problema", conta Roy Carlson. "Até agora, foram seis semanas conversando com o pessoal do suporte técnico e vendo as luzes do modem DSL, que parece estar funcionando bem mas não pode se conectar com a Earthlink".

Não são apenas os usuários da Earthlink que enfrentam problemas. Alguns clientes da Verizon também têm dificuldades em usar o acesso DSL com o Windows XP.


Notícias

Data Título
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal