Hoje é 30/04/24 - Dia do Ferroviário; Dia Nacional da Mulher;


20/11/2002
Estudo mostrará impacto do Carnatal na economia

Tipo de notícia: Eventos

Um estudo sobre o impacto do carnaval fora de época na economia foi encomendado pela Destaque - promotora do Carnatal - e deverá ser realizado durante o período da folia marcado para acontecer entre os dia 5 a 8 de dezembro.

Ontem o prefeito Carlos Eduardo Alves falou à imprensa sobre qual será o trabalho da prefeitura no Carnatal. Durante entrevista coletiva, ele comentou sobre tudo o que foi discutido, na última segunda-feira, durante uma reunião com todas as secretarias municipais envolvidas no trabalho.

"O Carnatal é uma festa importante para a cidade como geradora de emprego e receita", explicou o prefeito. Segundo ele, por este motivo, a prefeitura "quer fazer tudo para atender a comunidade".

A Secretaria Municipal de Saúde vai montar uma tenda com equipamentos para primeiros socorros e até fazer pequenas cirurgias. Várias ambulâncias serão colocadas em pontos estratégicos. O bloco da prevenção sai em dois dias da festa para distribuição de preservativos. Mais de 40 mil serão distribuídos nos quatro dias.

Para a limpeza da área, a Urbana terá 600 garis trabalhando, sendo 120 durante à noite. O custo total será de R$ 115 mil. Segundo o prefeito, mais de 700 ambulantes foram cadastrados. A Semsur vai trabalhar durante o Carnatal para ordenar os locais onde os ambulantes estão instalados.

Carlos Eduardo Alves diz que a prefeitura calcula a presença de 20 mil turistas na rede hoteleira. "Mais de 50 mil pessoas fazem parte do público pagante, que compra arquibancadas, camarotes e abadás para brincar nos blocos. Por isso, a secretaria municipal de Turismo (Sectur), está trabalhando na divulgação da festa entre as agências de turismo, além de eventos fora de Natal".

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) vai criar corredores exclusivos para o transporte coletivo para diminuir os problemas de trânsito. Na avenida Salgado Filho, a intenção é usar duas fixas para ônibus. Os coletivos que passam pela avenida Prudente de Morais terão a rota mudada para a rua Jaguarari a partir das 14 horas, nos quatro dias do Carnatal. Vai disponibilizar um local, ainda não definido, para o desembarque de quem vem do interior do Estado para o evento.

Promotora quer saber como evitar transtornos

A promotora de Defesa do Meio Ambiente, Rossana Sudário, representantes da Semurb e Delegacia do Meio Ambiente e uma comissão de moradores estarão reunidos hoje, a partir das 11 horas, na sede da Semurb, na Ribeira. Segundo a promotora, todos vão debater medidas paliativas para evitar os transtornos causados pelo Carnatal.

"O Carnatal, mesmo tendo sido autorizada sua realização, pode ser considerado um crime contra o meio ambiente. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9608/98), tudo o que provoca qualquer tipo de poluição, como sonora e visual, e que afeta a saúde da população pode ser considerado um crime. O Carnatal se encaixa neste patamar", afirma a promotora.

Sobre esse assunto, o secretário municipal de Turismo, Armando José e Silva, afirma que "o Carnatal é um mal necessário". Segundo ele, esta é uma festa que acontece uma vez por ano, gera empregos e receitas e, por isso, deve continuar.

"A prefeitura não está passando por cima de ninguém. Nós sabemos das críticas dos moradores e estamos tomando todas as providências para que tudo fique bem organizado", conclui o prefeito. Para Rossana Sudário, como a festa será mesmo realizada, a melhor solução é buscar meios de reduzir os problemas causados pelo Carnatal nestes quatro dias do ano.

Campanha é lançada para reforçar banco de sangue

Para garantir o estoque de sangue durante o Carnatal - carnaval fora de época da cidade - foi lançada ontem a campanha "Faça um gesto de vida, doe sangue". A iniciativa é uma parceria do Hemonorte e das lojas Itaú Seguros e tem o objetivo de aumentar em 10% as doações no período de 19 a 30 de novembro.

A coleta do sangue estará sendo feita diariamente na sede do Hemonorte, na av. Alexandrino de Alencar, no bairro do Tirol, das 7h às 17h30, e num posto móvel que ficará estacionado em pontos de grande movimento da capital. A expectativa é que este ano o número de doadores chegue a 2.200.

A diretora do Hemonorte, Linete de Medeiros Rocha, afirmou que esse tipo de iniciativa é bastante relevante porque atrai doadores voluntários que, além de suprir a necessidade de sangue para o período, ainda podem se tornar doadores permanentes.

Desde 1994 o Hemonorte realiza campanhas de doação como essa, mas foi a partir da parceria com as lojas Itaú Seguros, há cinco anos, que houve um aumento significativo nas doações. No primeiro ano foram registradas 764 doações, já em 1997, quando começou a parceria, esse número ultrapassou a expectativa. Um total de 1.546 pessoas procuraram a instituição para doar sangue. No ano passado foram 2.065 doadores.

O gerente do Itaú Seguros, Itamar Borges Ziliotto, veio à Natal especialmente para o lançamento da campanha e destacou que patrocinar campanhas não tem objetivos financeiros, mas de integração da marca com a comunidade. "O mais importante é o papel social da empresa", afirmou.


Notícias

Data Título
27/04/2024 Programação da Festa de Sant’Ana 2024
26/04/2024 Fortal irá ocorrer em uma nova Cidade Fortal
21/04/2024 Pecuária de Goiânia 2024
14/04/2024 Forró du Vale abre os festejos juninos do interior da Bahia
07/04/2024 Festival Gastronômico de Lagoa Nova/RN 2024
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024