02/01/2003
Bêbado é preso por falar sozinho em avião
Um turista britânico bêbado foi preso hoje na Austrália após fazer comentários ameaçadores a bordo de um vôo da Qantas Airways Ltd. O detalhe interessante é que Thomas John Lilico, 22, falou sozinho. O tribunal de Cairns disse que Lilico fez um comentário espontâneo, para ninguém em particular, mas suas palavras foram ouvidas por um auxiliar de vôo. Ele falou sobre seqüestrar o avião usando uma faca.
Ele foi condenado a três meses de detenção sob as novas rígidas leis antiterrorismo do país depois do incidente no vôo que saía na noite de ontem de Cairns, no norte da Austrália. Ele é a primeira pessoa a ser presa na Austrália por fazer ameaças a bordo de um avião desde os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.
O turista se declarou culpado de fazer uma ameaça ou uma falsa declaração que colocou em perigo ou pôs em risco a segurança do avião e de seus passageiros. O britânico disse a policiais federais australianos que não se lembra de ter feito o comentário, já que havia consumido mais de 4,5 litros de cerveja antes de embarcar. Ele não estava armado com uma faca.
O juiz Ken Lynn o condenou a três meses de prisão, que serão suspensos após um mês.