Hoje é 29/03/24


05/01/2021
Como criar roteiros para vídeo

Tipo de notícia: Marketing Digital
Como criar roteiros para vídeo

O roteiro deve ser feito para te ajudar na hora da gravação – e não complicar mais – e você pode desenvolvê-lo de forma simples e eficiente.

Vamos definir primeiramente o que é o roteiro. Nada mais é do que um guia a ser seguido durante o vídeo. É importante ter um bom roteiro para esquematizar as informações coletadas anteriormente e melhor transmitir durante o vídeo. Uma boa forma de começar qualquer planejamento, principalmente de roteiro de vídeo, é respondendo às seguintes perguntas: como, onde para quê e para quem.

Estrutura do Roteiro

Abaixo está a sugestão para um vídeo de 10 minutos, que para o youtube reconhece como mais elaborados:

Como organizar seu roteiro

Existem 2 principais formas de redigir seu roteiro: texto integral ou por tópicos. Texto integral é importante quando você possui muita informação condensada. Já em tópicos permite que se improvise mediante seu conhecimento. Definido de qual forma será organizado o conteúdo, defina a idéia do seu vídeo. Conhecendo sua audiência através dos comentários, feedback dos seus vídeos, o autocomplete do google, analisando a concorrência, trending do twitter, vídeos em alta do youtube, etc. Depois da ideia, vem a fase da pesquisa.

Todo roteiro deve ter basicamente:

Lembre-se que o roteiro deve servir realmente como um guia para a gravação. A pessoa que estiver produzindo o vídeo deve ser capaz de realizá-lo com perfeição a partir apenas das instruções ali contidas. Por isso, capriche, seja claro em seu texto e lembre-se de ser didático, tomando cuidado com os detalhes da produção.

Termos Técnicos

Algumas expressões mais técnicas utilizadas quando se trata de audiovisual e é essencial que você tenha pelo menos uma noção do que elas significam:

Off Screen (O. S.).

Off Screen é uma expressão relacionada ao som de vozes em uma cena. Ela é utilizada quando no roteiro se quer marcar uma voz de alguém que não está visível, mas está fisicamente presente na cena. Por exemplo, quando o foco está em uma pessoa na sala de uma casa, mas ouvimos uma outra gritando da cozinha.

Voice over (V. O.).

O Voice Over também é referente às vozes na cena, mas, ao contrário do Off Screen, é inserido quando ouvimos a voz de alguém que não está visível e nem presente na cena fisicamente, como um narrador, por exemplo.

Background (BG).

Em roteiros essa expressão também é mais comumente utilizada para se referir aos sons, mas pode ser usada para cenário e outras inserções. De forma bem simples, podemos dizer que background é aquilo que está no fundo, que tem menos destaque na cena em relação a outros elementos. Uma música em background, por exemplo, é aquela que quase não se ouve e que fica realmente no fundo, dando lugar de destaque para outros elementos como a voz.

Fade

Em uma tradução literal, fade seria equivalente a esmaecer e aparece com esse sentido mesmo. Uma imagem ou som em fade in é aquele que vai aparecendo progressivamente, ficando mais forte com o tempo, e em fade out é aquele que vai desaparecendo na cena, dando lugar a outra coisa ou encerrando uma sequência.
 

Softwares de roteiros.

Existem programas especiais para quem precisa criar roteiros e nós vamos te apresentar alguns deles. Vale apenas ressaltar, desde já, que eles são softwaresprofissionais, que facilitam a escrita, mas seguem os padrões adotados em grandes produções, então isso pode ser um problema.

Se você quer trabalhar com um roteiro mais simples, a sugestão é que utilize editores de texto comuns. Você pode usar por exemplo o Word, que oferece infinitas opções de formatação, ou o Google Docs, que é um editor totalmente online.

Leitura do roteiro

Site com Pompter online: https://cueprompter.com/

Referências

Gravando com Celular

Como fazer um roteiro de vídeo de forma simples.

Um guia para fazer o seu roteiro de vídeo



Notícias

Data Título
24/03/2024 São João 2024 de Campina Grande
23/03/2024 São João 2024 de Cruz das Almas
19/03/2024 São João de Assú/RN 2024
14/03/2024 Festival Forrozar
13/03/2024 Samba da Raffe realiza edição especial St. Patrick’s
11/03/2024 Altofolia 2024
07/03/2024 Mossoró Cidade Junina 2024
07/03/2024 Lounge Music abre a temporada dos grandes shows e terá noite dedicada ao forró
06/03/2024 III Harmonizando Experience Festival vai reunir apaixonados por cachaça em Natal
06/03/2024 Festa social de Santa Rita de Cássia divulga preços de lote promocional de senhas
10/02/2024 Câmera de Ação 4k
05/02/2024 Zé Pereira das Crianças 2024 em São João do Sabugi/RN