Hoje é 07/12/25


17/07/2003
"Muitos Carnavais" irá para a Ribeira

Tipo de notícia: Eventos

A briga entre a Associação dos Moradores de Petrópolis e os organizadores do evento Muitos Carnavais teve o desfecho final. A festa, que já é realizada há oito anos em Petrópolis, será transferida para a Ribeira. O termo de ajustamento de conduta foi assinado na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, no último dia 9. A promotora Rossana Sudário estabeleceu o prazo até o dia 30 de agosto para os organizadores apresentarem o novo projeto do Muitos Carnavais.

"Não adianta tirar o evento de Petrópolis e levar o problema para a Ribeira. O projeto indicará o local onde acontecerá o evento, de forma que não atrapalhe outras pessoas", comentou Rossana Sudário. Ela destacou que o percurso do evento também não poderá ser feito nas proximidades do bairro de Petrópolis. Além disso, todo o trajeto será feito com instrumentos acústicos. Caso as regras sejam descumpridas, os organizadores pagarão multa de R$ 30 mil.

Para a presidente da Associação dos Moradores de Petrópolis, Dorinha Costa, o termo de conduta assinado preserva o sossego dos moradores. "Não foi uma vitória da Associação, mas um crescimento dessas pessoas (os organizadores). Eles podem fazer o comércio, mas desde que não atrapalhem o sossego das pessoas."

Ela disse que 52% dos moradores de Petrópolis residem em edifícios. E nestas habitações o barulho tem um efeito maior. O organizador do Muitos Carnavais, Dickson Medeiros, disse que, antes mesmo do termo de ajustamento de conduta, já havia plano de mudar o evento para a Ribeira. "O Muitos Carnavais cresceu muito e era nosso plano mudar para a Ribeira", destacou.

Ele explicou que a escolha daquele bairro reflete a preocupação cultural, por ter sido lá um dos cenários dos antigos carnavais. "Nossa preocupação é com a cultura popular da cidade". Dickson Medeiros afirmou que até o final de julho o novo projeto do Muitos Carnavais, que está sendo feito pelo arquiteto Haroldo Maranhão, estará pronto.

O organizador do evento confirmou para o dia 8 de novembro a realização da festa, que acontecerá pela nona vez. Ano passado, o Muitos Carnavais reuniu 10 mil pessoas. "O evento sempre foi lícito, e esse ano teremos o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado."

Dickson Medeiros lembrou dos nove processos feitos pelos moradores , ano passado, contra os organizadores da festa. Destes, cinco ações foram retiradas, dois perderam e outros dois continuam tramitando na Justiça. "Não queremos brigar com ninguém, o carnaval é uma festa."


Notícias

Notícias
Programação Oficial do Carnatal 2025 Programação Oficial do Carnatal 2025
Confira a programação oficial do Carnatal 2025.
Cursos online do Conexão Cerveja Brasil Cursos online do Conexão Cerveja Brasil
Ao longo do mês de setembro, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) promove uma série de cursos online e gratuitos com profissionais de destaque do setor.
5º Agrofest São Gonçalo 2025 5º Agrofest São Gonçalo 2025
A comunidade rural de Poço de Pedra, em São Gonçalo do Amarante (RN), está sendo preparada para receber a maior edição da Agrofest.
Fequaju 2025 Fequaju 2025
A Prefeitura de Serra do Mel divulgou nesta terça-feira, 1º, a aguardada programação oficial do Fequaju 2025.
FINECAP 2025 FINECAP 2025
A Prefeitura de Pau dos Ferros anunciou a programação completa da FINECAP 2025.
Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025
Confira a programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 por horário