Hoje é 07/12/25


04/09/2003
Descoberta triplica reserva de gás do país

Tipo de notícia: Diversos

As reservas conhecidas de gás natural do Brasil praticamente triplicaram com a informação de que a Petrobras reavaliou o volume de um reservatório encontrado em abril na bacia de Santos (SP) de 70 bilhões de m3 para 400 bilhões de m3. As reservas totais conhecidas no país aumentam, agora, de 231 bilhões de m3 para 631 bilhões de m3.

A reavaliação foi anunciada na sexta a investidores que participaram de uma conferência por telefone com os diretores financeiro e de Exploração e Produção da estatal, José Sérgio Gabrielli e Guilherme Estrella. No entanto, diferentemente do que tem sido a norma da empresa, não houve divulgação ampla.

Com o reservatório recém-descoberto, as reservas comprovadas de gás do Brasil se aproximam das comprovadas da Bolívia, avaliadas em 680 bilhões de m3.

Em abril, quando anunciou a descoberta na bacia de Santos, já se tratava da maior reserva do país. A bacia de Santos é a segunda província petrolífera do país, depois da de Campos (RJ).

O reservatório foi encontrado em águas rasas, a uma profundidade de 485 metros da lâmina dágua --bem menor do que as mais recentes descobertas da estatal.

Mercado consumidor

Além do significativo volume de gás encontrado, a descoberta é importante por localizar-se em frente ao maior mercado consumidor nacional --o Sudeste.

O gás foi localizado a 137 quilômetros do litoral de São Paulo. O poço perfurado no qual se encontrou a reserva tem um profundidade de 4.956 metros, a partir do solo marinho.

O novo reservatório tem capacidade para produzir 55 milhões de m3 de gás por dia durante 20 anos, o que supera toda a produção atual da Petrobras, no Brasil e no exterior, que é de 46,2 milhões de metros cúbicos por dia.

Atualmente, boa parte da produção da Petrobras vem da Bolívia, onde a estatal tem grandes reservas de gás nos campos de San Antonio e San Alberto. O problema, segundo especialistas, é o que fazer com o gás. Com o fracasso do programa termelétrico e sem que as indústrias se interessem por usar o insumo em larga escala em seus processos produtivos, o mercado de gás não deslancha no Brasil.

Por isso, o governo brasileiro negocia com o boliviano tanto a redução dos volumes importados quanto do preço estabelecido em contrato. Hoje, são trazidos cerca de 11 milhões de m3 do país vizinho, mas, por força das regras do contrato, a Petrobras paga por 14,3 milhões de m3.


Notícias

Notícias
Programação Oficial do Carnatal 2025 Programação Oficial do Carnatal 2025
Confira a programação oficial do Carnatal 2025.
Cursos online do Conexão Cerveja Brasil Cursos online do Conexão Cerveja Brasil
Ao longo do mês de setembro, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) promove uma série de cursos online e gratuitos com profissionais de destaque do setor.
5º Agrofest São Gonçalo 2025 5º Agrofest São Gonçalo 2025
A comunidade rural de Poço de Pedra, em São Gonçalo do Amarante (RN), está sendo preparada para receber a maior edição da Agrofest.
Fequaju 2025 Fequaju 2025
A Prefeitura de Serra do Mel divulgou nesta terça-feira, 1º, a aguardada programação oficial do Fequaju 2025.
FINECAP 2025 FINECAP 2025
A Prefeitura de Pau dos Ferros anunciou a programação completa da FINECAP 2025.
Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025
Confira a programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 por horário