Hoje é 11/12/25 - Dia do Arquiteto; Dia do Engenheiro; Dia do Tango;


04/01/2005
Cientista descobre causa da dependência alcoólica

Tipo de notícia: Absurda

Cientistas dizem ter descoberto como o consumo excessivo de álcool produz mudanças no cérebro que levam uma pessoa a ficar fisicamente dependente da bebida. Eles acreditam que o consumo de grandes quantidades de bebidas alcoólicas durante longos períodos de tempo estimula a produção de uma proteína que altera o funcionamento de importantes receptores do cérebro.

Os pesquisadores da Universidade Rockfeller dizem que eventualmente pode ser possível bloquear esta reação, reduzindo o risco de uma pessoa se tornar alcoólatra. Os detalhes do trabalho foram divulgados em artigo publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Interação

Já se sabia que uma proteína chamada ativador tecidual de plasminogênio (tPA) interage com receptores do cérebro que desempenham um papel-chave nos processos de aprendizagem.

Em experiências feitas com ratos, os cientistas descobriram que a produção de tPA foi aumentada pelo consumo de álcool no longo prazo. Os cientistas acreditam a interação entre a tPA e os receptores do cérebro provavelmente leva à dependência física.

Eles também acham que a mesma reação é responsável por sintomas físicos apresentados pelos alcoólicos em períodos de abstinência, como alucinações e tremores.

A pesquisa sugere que a tPA aumenta a atividade de uma parte importante dos receptores, e que, com tempo, o organismo se acostuma com este estado de maior excitação.

No artigo, os cientistas dizem porém que a interação da tPA com os receptores não é a única causa da dependênca física de bebidas alcoólias. "A dependência do alcool pode ser vista como uma forma anormal de adaptação do cérebro", disse o pesquisador Robert Pawlak.


Notícias

Notícias
Programação Oficial do Carnatal 2025 Programação Oficial do Carnatal 2025
Confira a programação oficial do Carnatal 2025.
Cursos online do Conexão Cerveja Brasil Cursos online do Conexão Cerveja Brasil
Ao longo do mês de setembro, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) promove uma série de cursos online e gratuitos com profissionais de destaque do setor.
5º Agrofest São Gonçalo 2025 5º Agrofest São Gonçalo 2025
A comunidade rural de Poço de Pedra, em São Gonçalo do Amarante (RN), está sendo preparada para receber a maior edição da Agrofest.
Fequaju 2025 Fequaju 2025
A Prefeitura de Serra do Mel divulgou nesta terça-feira, 1º, a aguardada programação oficial do Fequaju 2025.
FINECAP 2025 FINECAP 2025
A Prefeitura de Pau dos Ferros anunciou a programação completa da FINECAP 2025.
Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025
Confira a programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 por horário