02/08/2006
Mulheres preferem TV de plasma a diamantes
O diamante está prestes a perder seu posto como melhor amigo das
mulheres para a tecnologia. Segundo uma pesquisa do canal de TV a cabo
Oxygen, 77% das entrevistadas preferem uma TV de plasma a um colar de
diamante. O estudo revela ainda que 79% das mulheres norte-americanas
estão interessadas em utilizar tecnologia, acabando com o mito de que
apenas aquelas que acompanham as tendências urbanas se interessam pelo
assunto.
Realizado por meio de entrevistas com 1,4 mil
mulheres e 700 homens de 15 a 49 anos, o estudo mostra que se você quer
agradar uma mulher, presentes tradicionais como viagens, jóias e
sapatos já não são a melhor alternativa. Entre as entrevistadas, 56%
preferem ganhar uma nova TV de plasma a um final de semana na Flórida,
e 78% preferem um celular de alta tecnologia a um sapato de grife.
Apesar
da reconhecida paixão feminina pelos sapatos, eles também perdem parada
para outros presentes tecnológicos: 86% preferem câmeras digitais e 90%
preferem um PC para o entretenimento a um par de acessórios para os
pés, mesmo aqueles assinados por estilistas.
Se tivessem 500
dólares para gastar, 37% das mulheres escolheriam um novo iPod,
celular, câmera digital ou outro dispositivo eletrônico, enquanto 35%
gastariam em roupas, 18% investiriam em uma noite romântica com alguém,
7% fariam um tratamento estético e 4% escolheriam uma noitada com as
amigas.
De igual para igual Segundo a pesquisa,
79% das mulheres se sentem confortáveis utilizando tecnologia,
praticamente o mesmo percentual dos homens que não se sentem
intimidados pelos produtos tecnológicos (80%). Além disso, 83%
afirmaram que não têm medo de brincar com os seus gadgets, 72% disseram
que preferem descobrir como funcionam os produtos mexendo com eles
(apenas 7% afirmam ter medo de quebrar os dispositivos) e 46% resolvem
seus próprios problemas com o computador.
O estudo revela ainda
que, para as mulheres, a tecnologia é encarada como um meio para
atingir algum fim. Para 76% delas, as funções de um celular são mais
importantes que a aparência - elas comprariam um celular que não é
bonito se ele fizesse tudo que elas precisam. Apenas 15% encaram o
celular como um acessório fashion, como jóias ou um relógio.
A
pesquisa revela ainda que a tecnologia já está se incorporando às suas
vidas: a maioria das entrevistadas afirmou que teria problemas em obter
sucesso nos estudos ou no trabalho se não soubessem utilizar as novas
tecnologias, e mais de um terço afirmaram que teriam problemas para
organizar suas vidas sem a ajuda da tecnologia.
As mulheres possuem, em média, 6,6 dispositivos tecnológicos, enquanto
os homens possuem 6,9. A freqüência de uso também é similar: 4,4 vezes
por semana, para as mulheres, e 4,9 vezes por semana, para os homens.
Outro
dado da pesquisa é que tanto homens quanto mulheres passam maior parte
do seu dia interagindo com tecnologia - as mulheres gastam 15 horas do
seu dia com este tipo de atividade, enquanto os homens despendem 17
horas ao dia. Entre as mulheres, 73% utilizam seus computadores durante
toda a semana e 62% utilizam seus celulares com a mesma freqüência,
enquanto entre os homens os percentuais são de 71% e 61%,
respectivamente.
E as mulheres não só se equipararam aos homens
no uso da tecnologia, como devem superá-los nos próximos anos. Segundo
a pesquisa, somente 15% das mulheres sentem que precisam dar um tempo
em relação à tecnologia, contra 20% dos homens. Entre elas, apenas 12%
se sentiriam mais tranqüilas sem seus celulares, percentual que cresce,
novamente, para 20% entre eles. Nos próximos cinco anos, as mulheres
deverão utilizar pelo menos seis tecnologias mais que os homens,
incluindo celulares com câmera, câmeras digitais, SMS e mensagem
instantânea.