Hoje é 16/12/25 - Dia do Reservista;


12/02/2007
Intel apresenta processador com 80 núcleos

Tipo de notícia: Tecnologia

A fabricante de processadores Intel desenvolveu o protótipo de um chip que realiza um trilhão de cálculos por segundo, o equivalente a um teraflop. Apesar da performance, o processador tem consumo de energia equivalente ao de uma lâmpada -- 62 watts quando a freqüência é de 3,16 gigahertz. Mais detalhes sobre a novidade, anunciada pela primeira vez no ano passado, devem ser divulgados ainda nesta semana, durante a Conferência Anual de Circuitos Integrados em Estado Sólido, evento realizado nesta semana em São Francisco (EUA).

A companhia juntou 80 núcleos de processadores em um único pedaço de silício para desenvolver o protótipo -- atualmente, os computadores domésticos mais avançados utilizam dois núcleos, conhecidos como dual core. O processador para desktops, notebooks e servidores é "pouco maior que uma unha", segundo a Intel, que afirma não ter planos para lançar esse chip específico.

“No entanto, a pesquisa de escala tera da companhia é fundamental para investigar possíveis inovações em processadores individuais ou especializados, ou funções de núcleoe (...). Esse protótipo de chip teraflops deu idéias específicas sobre novas metodologias para o design do silício, interconectores com alta largura de banda e estratégias para o gerenciamento de energia”, explicou a empresa em comunicado.

Para se ter uma idéia do que representa um trilhão de cálculos por segundo, um supercomputador com essa mesma capacidade instalado no Sandia National Laboratories (laboratório ligado ao Departamento de Energia Nuclear dos EUA) em 1996 ocupava o equivalente a 600 metros quadrados e usava cerca de dez mil processadores Pentium Pro, além de consumir 500 kilowatts de energia.

A novidade criada pela Intel ainda está em fase de pesquisa, mas, segundo a agência de notícias Associated Press, representa um marco para a indústria obcecada com a obtenção de maior desempenho e menor consumo de energia. “Estamos tentando levar a performance dos microprocessadores para o próximo nível; isso é o que nos motiva”, afirmou Justin Rattner, diretor de tecnologia da Intel.

Quando chegarem ao mercado, os processadores de 80 núcleos devem ser adotados inicialmente em datar centers, infra-estrutura de comunicação, além de áreas que envolvem cálculos pesados relacionados a finanças, entre outras áreas.



Notícias

Notícias
Programação Oficial do Carnatal 2025 Programação Oficial do Carnatal 2025
Confira a programação oficial do Carnatal 2025.
Cursos online do Conexão Cerveja Brasil Cursos online do Conexão Cerveja Brasil
Ao longo do mês de setembro, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) promove uma série de cursos online e gratuitos com profissionais de destaque do setor.
5º Agrofest São Gonçalo 2025 5º Agrofest São Gonçalo 2025
A comunidade rural de Poço de Pedra, em São Gonçalo do Amarante (RN), está sendo preparada para receber a maior edição da Agrofest.
Fequaju 2025 Fequaju 2025
A Prefeitura de Serra do Mel divulgou nesta terça-feira, 1º, a aguardada programação oficial do Fequaju 2025.
FINECAP 2025 FINECAP 2025
A Prefeitura de Pau dos Ferros anunciou a programação completa da FINECAP 2025.
Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025
Confira a programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 por horário