Hoje é 15/06/25 - Aniversário de Acre; Dia do Paleontólogo;


25/11/2020
Como usar gatilhos mentais

Tipo de notícia: Desenvolvimento Pessoal

Os gatilhos mentais deve ser usados para ajudar seu público a perceber que você tem o que eles querem e precisam.

Existem inúmeros gatilhos mentais, entretanto, neste artigo vamos nos concentrar em entender como funcional cinco deles:

Pertencimento

Saber como usar gatilhos mentais relacionados ao pertencimento é uma das estratégias mais fortemente usadas por marcas de todo o mundo.

Isso acontece porque é da natureza humana o desejo de pertencer a alguma coisa. Isso inclui pertencer a uma família ou a um grupo.

Com muita frequência compramos produtos e serviços para nos sentirmos parte de algo.

É claro que esse desejo está no nosso inconsciente. O que o torna ainda mais poderoso!

Entretanto, um profissional que sabe como usar esse gatilho, cria em torno de uma marca uma ideia de grupo.

É daí que vem a ideia de personalidade de marca, por exemplo.

Através da comunicação de uma forma de ser de uma marca, que as pessoas se conectam para fazer parte do grupo que ter a mesma “personalidade” dessa empresa.

Isso acontece muito, por exemplo, em torno dos usuários dos produtos Apple.

A necessidade de pertencimento é tão grande que ao se sentir desconectado de tudo e todos, é mais provável que você sinta sentimentos como a solidão e a depressão.

No marketing, criar um sentimento de pertencimento nos clientes satisfaz as necessidades psicológicas básicas. As empresas devem procurar construir comunidades de marca que permitam aos clientes sentirem que pertencem a algo, são ouvidos e podem contribuir.

Leia também: Branding: o que é e como melhorar a gestão da sua marca

Reciprocidade

O princípio da reciprocidade tem como base a ideia de que quando alguém nos dá algo, nos sentimos compelidos a devolver algo em troca. Então, como você pode fazer o gatilho mental de reciprocidade trabalhar a seu favor? Uma das formas de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo. Você pode oferecer conteúdos relevantes como:

Uma outra forma, ainda mais clássica de usar essa gatilho é por meio de brindes e amostras grátis. Em caso de lojas virtuais por exemplo, colocar amostras de outros produtos no produto enviado é um gatilho mental que pode estimular a repetição de compras, além de ser uma estratégia de marketing digital para e-commerce extremamente eficiente. Esses são ótimos exemplos de como usar gatilhos mentais de maneira que a marca e os clientes saiam ganhando.

Escassez

Quanto mais difícil é conseguir alguma coisa mais valor você dá a ela. Você já deve ter ouvido algo assim ou mesmo sentido algo parecido. O que impulsiona o gatilho mental da escassez é o medo de perder. Acredite, esse sentimento de medo é mais valioso do que o desejo de ganhar. Por isso, esse gatilho impulsiona mudanças no comportamento do consumidor. Por quê a escassez é um gatilho mental tão poderoso? Porque queremos o que não podemos ter. Mas como usar a escassez no marketing? Quer um exemplo prático? O Booking emprega o gatilho de escassez exibindo contagem regressiva de quantidade – “Muita procura – só mais 1 quarto disponível”.

Compromisso e consistência

Os gatilhos de compromisso e consistência diz que as pessoas farão grandes esforços para parecerem coerentes em suas palavras e ações. É exatamente por isso que grandes mudanças no estilo de vida, como se “ficar um ano sem comprar roupas” são muito mais bem-sucedidas quando o objetivo é compartilhado com mais pessoas. No vídeo abaixo você confere esse compromisso feito por uma influenciadora e entende como essa parceria pública torna as ações mais comprometidas. Como usar gatilhos mentais no marketing, nesse caso? Tente criar um compromisso entre seu cliente e sua marca. Um simples compromisso como a assinatura de newsletter manterá a relação entre sua marca e seus clientes mais próxima.

Prova Social

Quer gostemos de admitir ou não, a opinião dos outros é uma força poderosa, com a qual nos preocupamos constantemente. Você pode usar esse gatilho incluindo em suas ações de marketing elementos como depoimentos e avaliações de clientes e parceiros. Com a internet tudo esses elementos se tornaram ainda mais importantes para a tomada de decisões de compra. Redes sociais, avaliações de estrelas no Google, sites para avaliação de empresas como o Reclame.Aqui e comentários em sites e lojas virtuais, tornaram as provas sociais um importante gatilho de compra. Cada dia mais os influenciadores digitais se tornam parte as estratégias para usar o gatilho de prova social. Aproveite todas as formas de compartilhar o que seus clientes acham de você e use isso a seu favor para conquistar novos consumidores.

Referências

https://blog.lahar.com.br/vendas/como-usar-gatilhos-mentais/


Produtos

DJI Mini 4K

DJI Mini 4K

Drone DJI Mini 4K controle sem tela

Starlink Mini

Starlink Mini

Antena de internet Via Satélite Starlink Mini

Chopeira Beertender

Chopeira Beertender

Chopeira Beertender Krups Heineken com Capacidade de 5 Litros Preta

Caneca Stanley

Caneca Stanley

Canaca Stanley 1.18L

Starlink 4ª Geração

Starlink 4ª Geração

Antena de Internet Starlink Via Satélite Standard Kit V4 com Roteador

Cervejeira Consul 82 L

Cervejeira Consul 82 L

Cervejeira Consul Titanium 82L Display Na Porta


Notícias

Data Título
FINECAP 2025 09/06/2025 FINECAP 2025
Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025 05/06/2025 Programação completa do Pingo da Mei Dia 2025
Abracerva divulga as melhores cervejas do Nordeste do Brasil de 2025 19/05/2025 Abracerva divulga as melhores cervejas do Nordeste do Brasil de 2025
Pint of Science Natal 2025 19/05/2025 Pint of Science Natal 2025
Expo Seridó 2025 18/05/2025 Expo Seridó 2025
Festival Gastronômico e Cultural de Martins 2025 18/05/2025 Festival Gastronômico e Cultural de Martins 2025
São João de Gravatá 2025 05/05/2025 São João de Gravatá 2025
Festa de Santana de Caicó 2025 01/05/2025 Festa de Santana de Caicó 2025
São João Arretado de Carpina 2025 23/04/2025 São João Arretado de Carpina 2025
São João da Carvalheira 2025 12/04/2025 São João da Carvalheira 2025
Circuito Gastronômico Sabores da Serra 2025 02/04/2025 Circuito Gastronômico Sabores da Serra 2025
Mossoró Cidade Junina 2025 02/04/2025 Mossoró Cidade Junina 2025